UK Bookmakers

Projeto vai pesquisar evidências da passagem de expedições francesas em Bragança

entrevista

Um grupo de pesquisadores formado por estudiosos brasileiros e estrangeiros apresentou em síntese um projeto de pesquisa que vai explorar as evidências da passagem de expedições vindas da França pelas terras bragantinas e municípios vizinhos. A apresentação aconteceu durante entrevista coletiva ocorrida no prédio da Rádio Educadora nesta quinta.

O projeto denominado “Memórias de Naufrágios”, é realizado pela organização francesa HommeNature. Coordenado pelo etnólogo e mergulhador François Pelletier, ao todo o projeto é formado por 14 pessoas franco-brasileiras. 

Para desenvolver o projeto em Bragança, os organizadores já estão articulando parcerias com pesquisadores e estudiosos locais, como o professor Ribamar Oliveira e o coordenador do Projeto Aluno Repórter, Prof. Beto Amorim. Ribamar, que possui um grande acervo resultante de suas pesquisas, disponibilizou todo seu material para o projeto. 

Em terras bragantinas, o “Memórias de Naufrágios”, vai investigar a fundo a passagem da expedição que era comandada pelo francês Daniel de La Touche. A equipe vai tentar buscar referências de dados arqueológicos, documentos e investigação com moradores antigos a fim de obter informações e até datas exatas.

Segundo o prof. Ribamar Oliveira, datas comemorativas como o aniversário de Bragança poderão sofrer alteração após todo o trabalho de pesquisa, onde acredita-se que a data do aniversário da cidade seja em 17 e não em 08 de julho.

A mesma equipe já esteve em São Luiz, no Maranhão e está atualmente em Viseu. No Maranhão eles conseguiram encontrar fortes indícios da relação entre os nativos e os franceses. Pedras polidas, restos de embarcações e documentos já foram encontrados. Lá diversas comunidades, grupos de quilombos e garimpeiros ajudaram no trabalho de pesquisa.

François disse que o projeto “Memórias de Naufrágios”, ainda será apresentado de forma ampla à comunidade bragantina e espera contar com o apoio de estudantes, acadêmicos, pesquisadores e entusiastas locais no processo de pesquisa, que segundo ele, o resultado servirá de apoio para outros estudantes e pesquisadores no futuro, sem contar a preservação da história local e o aumento do intercâmbio cultural franco-brasileiro.

Reportagem – Nei Barbosa

The Best betting exchange http://f.artbetting.netby ArtBetting.Net

Online

Temos 10 visitantes e Nenhum membro online