Judocas de Bragança participarão do JUBs em Brasília

A participação das mulheres no Judô de Bragança vem ganhando espaço desde a realização da 1ª Copa de Judô Cidade de Bragança-Pa ocorrida em 07 de junho de 2014. Idealizada por Vilma Teixeira, presidente da Associação de Judô Rio Caeté, a competição promoveu a inclusão feminina na arte marcial envolvendo desde crianças até adultos que posteriormente participaram de competições estaduais e nacionais.

O Judô Bragantino revelou grandes talentos, dentre eles, Mayara Oliveira, que em 2015 foi premiada pela Federação Paraense de Judô como a melhor atleta em 03 categorias: melhor do ano Sub-18, melhor do ano Sub-21 e melhor judoca do interior do estado do Pará. O sucesso de Mayara estimulou a inclusão de outras judocas de Bragança que se matricularam na associação.

Em novembro de 2018, foi a vez da judoca Adriane Fernanda representar Bragança na Etapa Final dos Jogos Escolares da Juventude realizada em Natal-RN. Em 2019, as judocas Fabielly, Andressa e Lívia participaram do Intercâmbio Internacional de Judô, em Belém.

Nos jogos da Semana da Pátria (2021) realizados em Bragança, a participação feminina mostrou que as mulheres ganharam espaço nas competições que antes eram disputadas predominantemente por atletas do sexo masculino.

As participações de Mayara Oliveira (Faixa Marrom) e Adriani Fernandes (Faixa Roxa) no Torneio da Independência, serviu como preparação das bragantinas para as disputas da próxima edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2021 que ocorrerá em Brasília no período de 12 a 19 de outubro. Mayara e Adriani representarão a Faculdade Educacional da Lapa (Faculdade FAEL) unidade de Belém.

Reportagem e foto - Jota Bahia