Padroeira do Brasil

Caríssimos ouvintes...

Hoje é dia da Padroeira do Brasil. "NOSSA SENHORA APARECIDA". Assim como a Imagem de Nossa Senhora de Nazaré foi encontrada aqui no Pará, a Imagem de Nossa Senhora Aparecida também foi encontrada no rio Paraíba por alguns pescadores. Dizem que primeiro encontraram o corpo de uma imagem feita de terra preta queimada e que no lançamento seguinte da rede acharam a cabeça da pequena imagem e depois, a pesca que até aquele momento era fraca, passou a ser abundante. Isto em 1717.

O Filho do Governador de São Paulo mandou construir um pequeno oratório, e depois os peregrinos aumentaram; foi preciso a construção de uma Capela. O Papa Pio XI designou aparecida como a Capital espiritual do Brasil. Em 1967 o Santuário recebeu do Papa Paulo VI a maior honraria concedida pela Igreja: "A CRUZ DE OURO". No dia 04 de julho de 1980, quando da passagem do Papa João Paulo II, este sagrou a Basílica. O dia 12 de outubro é Feriado Nacional. E por isso hoje o Brasil inteiro festeja a festa da sua Padroeira.

Mais 400 mil peregrinos encontram-se em Aparecida do Norte, a Capital espiritual do Brasil, para homenagear de perto aquela mesma imagem encontrada pelos pescadores em 1717. A imagem certamente é o simbolismo, mas as orações, a devoção, os pedidos são voltados para o alto, para a Mãe de Deus, aquela mesma que intercede por todos nós junto do seu Filho. Maria Aparecida é a mesma Maria de Nazaré; Mãe em Belém e mártir ao pé da cruz. É a mesma Maria de Lurdes ou de Fátima. Maria do Cenáculo ou Maria das Graças. E por este motivo, todos os devotos da Virgem em qualquer lugar, antes de tudo deverão dizer: "MARIA, ASSIM COMO GERASTES O CRISTO EM TEU SEIO, FAZES QUE ELE NASÇA E VIVA PARA SEMPRE EM NOSSOS CORAÇÕES".

Celso Leite em 12 de outubro de 1987