O livro é a maior fonte de enriquecimento mental para qualquer pessoa

Caríssimos ouvintes...

A semana do LIVRO que se iniciou no último dia 23, tem hoje o seu fecho, pois nesta oportunidade estamos comemorando o dia do LIVRO. Já se disse que o nível cultural de um povo, como o de uma pessoa, se pode medir pelo seu amor ao LIVRO. Ele não só representa uma das mais importantes vitórias da civilização, como é igualmente um instrumento decisivo na elaboração e difusão da cultura. Do livro pode-se dizer que é um dos instrumentos ainda hoje mais empregado para receber e difundir a expressão gráfica do pensamento. Na sua confecção, foi utilizado primitivamente o Papiro, cujas folhas coladas umas as outras eram enroladas num bastonete e constituíam um volume.

Desde o ano 400 da era Cristã, que a forma do livro é a mesma de agora. Antes da invenção da imprensa, os manuscritos eram os únicos livros conhecidos e seus preços eram muito elevados e só os privilegiados da fortuna podiam formar uma biblioteca. Chegou-se até mesmo a não poder comprar livros naquela época já que eram objetos de luxo, só permitido aos reis, bispos e abades. Resulta daí a invenção do papel feita pelos chineses. Mas na Europa o processo de reprodução foi inventado por GUTEMBERG, sendo a BÍBLIA a primeira obra editada, que é conhecida hoje como a BÍBLIA de Gutemberg. A partir daí a difusão da escrita do pensamento iria fazer enormes progressos e sair da sua fase artesanal, para sua fase industrial.

Mas os livros encadernados daquela época eram muito rudimentares, pois as páginas não ficaram seguras. Mais tarde com o aperfeiçoamento, costurou-se as dobras das folhas à tiras ou cartões horizontais e as extremidades dos cordões, passadas em torno dos livros e atadas. Daí até nossos dias, o livro e sua confecção se tornaram rotineiras. Um livro pode ser uma carta de amor, uma viagem feita em companhia de outra pessoa, uma experiência emocionante compartilhada, um apelo ou ainda uma manifestação de afeto. É um presente que exige algo daquele que o recebe. Um livro é o presente ideal e os melhores livros são os que não exigem muito esforço mental para serem entendidos. O livro é a maior fonte de enriquecimento mental para qualquer pessoa.

Celso Leite em 29 de outubro de 1984