Rui Barbosa marcou uma época

Caríssimos ouvintes...

Hoje comemora-se no Brasil, o "Dia Nacional da Cultura" em homenagem a Rui Barbosa, nascido a cinco de novembro de 1849. Rui Barbosa, foi o maior estilista de sua época, considerado uma das maiores mentalidades de seu tempo, talento extraordinário e dotado de cultura vastíssima. Rui como era conhecido pelos seus amigos de infância, nasceu na Bahia, recebeu de seu pai os primeiros ensinamentos para a vida; completou os cursos primários e secundários com enexcedível brilho, diplomou-se em direito pela faculdade de direito de São Paulo, viajou para a Europa, voltando à Bahia dedicou-se a advocacia e à política.

Como jornalista e parlamentar, combateu corajosamente a escravidão, advogou a república, com a proclamação do novo regime foi nomeado Ministro da Fazenda, redigiu o ante-projeto da Constituição Federal de 1891, representou o Brasil na "Conferência da Paz" realizada na Holanda, em Haia, onde elevou o nome de sua pátria no meio das nações do mundo; candidatou-se por duas vezes à Presidência da República. Conhecedor profundo da Língua, foi jurista notável, grande orador e escrito emérito. Dentre as suas obras destacamos: Alexandre Herculano, Castro Alves, Visita à Terra Natal, Cartas da Inglaterra, Discursos e Conferências, Oração aos Moços, Réplica e os famosos pareceres sobre Educação Primária, Secundária e Superior em cinco volumes. Muito deve o Brasil ao grande mestre, daí a data do seu aniversário (hoje) ser consagrada em nosso país como o dia da cultura.

O termo cultura vem do latim "CULTUS" e nas ciências humanas o termo é tomado em dois sentidos, subjetivo e objetivo. O primeiro sentido traz a ideia de um alto grau de desenvolvimento das capacidades intelectuais do homem, no segundo objetivo, o termo se refere a todos o conjunto de criações pelos quais o espírito humano marcou a sua presença na história e Rui Barbosa marcou uma época na história do BRASIL.

Celso Leite em 05 de novembro de 1984