Salve São Benedito o Padroeiro do Povo Bragantino.

Caríssimos ouvintes...

As festas de natal e final de ano, têm um sabor todo especial para os bragantinos, pois paralelo a estas, temos, a festa de São Benedito, o que nos proporciona uma atração a mais. Ontem foi o dia de São Benedito, uma festa que é conhecida em todo o Brasil, já que dela faz parte a apresentação folclórica da Marujada, que ontem acompanhou a procissão pelas ruas da cidade de Bragança. A festa do Santo Negro, já é algo de tradicional nesta cidade. O arraial em frente a sua igreja começou no dia 18 passado, mas, no dia 8 o povo se acotovelou no cais do porto da cidade para assistir a chegada da imagem desta Santo que veio pelas águas do Rio Caeté mantendo assim a tradição desta festa.

É uma festa típica do povo caeteuara que a cada ano que passa, aprende mais e mais a venerar o Santo Preto. Por outro lado a marujada, não representa apenas o folclore para o povo desta terra e todos os homens, mulheres e crianças que representam a marujada, estão, pagando as duas promessas, agradecendo os pedidos alcançados, enfim, demonstrando o seu amor para com São Benedito. Para muitos ser marujo ou maruja é um puro ato de fé e de agradecimento, mas para outros, a satisfação de ver de perto a Marujada, ouvir o retumbão, podemos dizer que é uma festa religiosa e folclórica ao mesmo tempo.

Uma festa que trás para a nossa cidade um número elevado de curiosos e devotos, uma festa que dá à Pérola do Caeté, um nome consagrado em todo o Brasil, uma festa que nos insere no roteiro da educação artística deste País. O povo bragantino ontem comemorou a sua festa, um acontecimento que nos leva de volta aos tempos coloniais, como colonial é a Igreja Beneditina, tornando a fé um instrumento dos costumes antepassados e das tradições. Salve São Benedito o Padroeiro do Povo Bragantino.

Celso Leite em 27 de dezembro de 1984

Mais nesta categoria: Feliz Ano Novo »

A Fundação Educadora de Comunicação é constituída por duas rádios, a Educadora FM (93.7), a Rosário FM (106.7), uma emissora de TV (canal 30) e um site. Tem por objetivo promover para o povo bragantino uma programação que enaltece a educação, cultura, esporte e evangelização. São mais de 6 décadas evoluindo e inovando. (+)