Médico elabora relatório médico sobre condição clínica de Dom Jesus

Foto / Fabrício Bragança

Dom Jesus foi submetido a uma revascularizacao miocárdica no dia 15/10/2020, a qual correu sem intercorrências. Todos os seus exames de pré-operatório imediato estavam normais, inclusive o leucograma. No dia 16/10 Dom Jesus encontrava-se hemodinamicamente estável quando apresentou um episódio de crise convulsiva e seu hemograma apresentava uma leucocitose muito importante, sinal este de um quadro infeccioso. Prontamente e para tratar a crise convulsiva, Dom Jesus foi hidantalizado (proteção cerebral contra novas crises) e mantido sob sedação contínua, condição esta que impediu de retirá-lo do respirador. Quanto ao quadro de leucocitose, foram solicitadas culturas do sangue e urina, e foi trocado o esquema antibiótico para uma associação de drogas de amploespectro de ação e cobertura antibacteriana e fúngica.

No domingo Dom Jesus exteriorizou secreção purulenta pela cavidade oral e ainda mantinha uma leucocitose importante, fato que nos levou a aumentar mais uma vez a cobertura antibiótica.
Hoje seu exame de sangue mostra um leucograma muito melhor, fato que nos traz tranquilidade. E como ele se manteve hemodinamicamente estável, foi possível submetê-lo a uma tomografia computadorizada de crânio, visando esclarecer o motivo da crise convulsiva, e uma tomografia computadorizada da face, visando esclarecer a fonte da secreção purulenta exteriorizada previamente pela sua cavidade oral.

Os resultados foram o diagnóstico de ausência de edema cerebral e a presença de duas áreas de isquemia cerebral recente, sendo a maior na região occipital direita (parte baixa e posterior do crânio), prováveis focos da crise convulsiva. Enquanto a tomografia da face evidenciou um abcesso sublingual, provável foco produtor da secreção purulenta e responsável pela leucocitose.

No momento Dom Jesus já se encontra com o tratamento adequado para os dois problemas (hidantalizado e com boa cobertura antibiótica) e a partir de agora devemos interromper sua sedação e deixá-lo acordar, visando retirá-lo do ventilador. Foi solicitada também uma interconsulta com a Neurologia.
Sem mais para o momento, nos colocamos à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Dr. Fernando Dutra