Bispo Dom Jesus poderá deixar o hospital

O bispo diocesano de Bragança Dom Jesus Maria ainda encontra-se internado no Hospital do Coração em Belém. O sacerdote foi submetido a uma cirurgia cardíaca para implante de duas pontes de safena e uma mamária no mês de outubro. Após a cirurgia foi diagnosticado um quadro de Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Dom Jesus está evoluindo bem com o tratamento intensivo e nesta segunda-feira (02), o Pe. Aldo Fernandes divulgou informações positivas. O bispo já consegue dar pequenos passos pelo apartamento do hospital, a alimentação com sopa pastosa foi feita via sonda nasogástrica, foram feitos os curativos e os exercícios de fisioterapia permitindo a saída do leito até a cadeira.

O médico pretende dar alta o quanto antes, para tanto, nesta segunda-feira foi retirada a sonda de coleta de urina e a sonda nasogástrica para que a alimentação passe a ser por via oral. Na manhã desta terça-feira (03) o bispo recebe a visita de um médico Neurologista e da equipe de fisioterapia. A parte cardiológica no âmbito hospitalar foi praticamente concluída e por essa razão, existe a possibilidade do tratamento ter continuidade em domicílio.

Pe. Aldo Fernandes se encontrará com os frades Agostinianos e solicitará que Dom Jesus continue o tratamento na capital do estado. O que se espera é que em breve o bispo retorne a Bragança para dar continuidade a fisioterapia, no entanto, o vigário geral da diocese de Bragança, Gerenaldo Messias e o Conselho Presbiteral irão reunir nesta quarta-feira (04) com o propósito de avaliar a melhor decisão a ser tomada.

Os paroquianos e diocesanos devem continuar com as orações pela recuperação do Pastor.

Reportagem de Jota Bahia com a colaboração do Pe. Aldo Fernandes