Bispo de Bragança completa um mês hospitalizado

O bispo diocesano de Bragança-Pa, Dom Jesus Maria Cizaurre Berdonces completou neste sábado (07 de novembro de 2020), um mês de internação hospitalar.

O sacerdote deu entrada no Hospital do Coração, em Belém, no dia 07 de outubro e foi submetido a cirurgia cardíaca no dia 15 para o implante de duas pontes de safena e uma mamária com o objetivo de corrigir problemas cardíacos previamente diagnosticados através de exames de rotina. Apesar do sucesso do procedimento, Dom Jesus, foi surpreendido por um Acidente Vascular Cerebral (AVC) Isquêmico no período pós-cirúrgico. Esse novo quadro obrigou a equipe médica a combater um processo inflamatório no local da cirurgia e ainda desenvolver seções de fisioterapia. Um médico neurologista foi acionado para tratar da lesão cerebral. Com a melhora durante o tratamento intensivo cogitou-se a alta hospitalar no último dia 4 de novembro, no entanto, essa possibilidade foi descartada.

O mais recente boletim médico publicado na noite deste sábado (07) pelo Pe. Aldo Fernandes que acompanha o bispo, informa que Dom Jesus começa a dar pequenos passos por vontade própria e que o sacerdote questionou porque não o contaram antes sobre seu quadro cirúrgico. Para os médicos, a reação é muito positiva. Sobre a infecção que persiste, o cardiologista ficou de fazer uma reavaliação neste domingo (08). Em relação a parte neurológica, a médica que o visitou, informou que Dom Jesus além de ter sofrido duas isquemias no pós operatório, havia apresentado antes da cirurgia, pequenas isquemias que contribuíram para o quadro de sonolência, paralisia dos braços, pernas e alterações da fala, movimentos que aos poucos estão sendo recuperados pelo paciente. Para atualizar a memória, Pe. Aldo informou que, estão sendo transmitidos acontecimentos recentes, bem como a exibição de programas jornalísticos pela televisão. Não há previsão de alta.

Reportagem - Jota Bahia
Colaboração - Pe. Aldo Fernandes