Justiça Eleitoral prepara urnas para eleições 2020

Técnicos do Cartório da 13ª Zona Eleitoral em Bragança do Pará, realizaram na última sexta-feira (06) a preparação das urnas eletrônicas que serão usadas em Bragança e Tracuateua nas Eleições 2020. Ao todo 382 urnas foram preparadas para o pleito eleitoral, sendo 274 para Bragança, 73 para Tracuateua e 35 de contingência (reserva).

A logística de distribuição das urnas será feita por uma empresa cadastrada pelo TRE, e será feita a partir da próxima sexta-feira (13). Segundo o Cartório Eleitoral de Bragança, a seção de votação mais distante da sede do município é na comunidade de Quatipuru-mirim, pois é preciso percorrer 35 km até o porto da Alemanha e depois seguir em uma embarcação que irá navegar cerca de duas horas até chegar a comunidade.

Em alguns locais de votação ocorrerá a transmissão dos votos para o Cartório Eleitoral pela internet e por satélite, isso tudo para facilitar o trabalho de apuração. Instituto Santa Teresinha, Mário Queiroz do Rosário, Rio Caeté, Bolivar Bordallo da Silva, Escola Raimundo Martins Filho (Bacuriteua) serão transmitidas via internet. Através da  Escola Raimundo Martins Filho será transmitido também as urnas das localidades da Praia de Ajuruteua, Vila Bonifácio, Vila do Meio, Taperaçu-porto e Castelo. O tempo de envio de cada mídia de votos leva menos de 1 minuto para ser contabilizado.

Os dados urnas das comunidades Nova Canindé (Região do Montenegro), 4 bocas (Cacoal do Peritoró) e Quatipuru-Mirim serão transmitidos via satélite através de equipamento chamado (SABRE 1) que foi fabricado nas Filipinas. O tempo de envio dos dados da mídia via satélite leva entre 10 e 15 minutos.
As urnas do município de Tracuateua virão para a sede do Cartório da 13º Zona Eleitoral em Bragança do Pará.

Reportagens e foto - Fabricio Bragança