Quarta, 25 Novembro 2020 10:07

SEMMA e Polícia Civil realizam operação 4 patas em Bragança

Na manhã desta terça-feira (24), a Polícia Civil do Estado do Pará (PCPA) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) realizaram sob inspeção do Poder Judiciário a Operação 4 patas que apurou denúncias de maus tratos a animais na cidade de Bragança. A operação reuniu escrivães, investigadores e fiscais do meio ambiente que foram em várias residências sob comando da Delegada Emanuela Amorim verificar as denúncias que foram feitas através do 181.

Em uma das residências visitadas pela equipe foi encontrada uma cadela que estava com sinais visíveis de maus tratos, o animal apresentava desnutrição, a proprietária foi notificada e deverá comparecer a Delegacia de Polícia Civil de Bragança.
Nas outras residências os policiais e fiscais verificaram e não constataram maus tratos a animais.

O último local visitado pelas equipes foi um terreno baldio no bairro Padre Luis onde foram encontrados dois equinos: uma égua e um potrinho, que estavam com ferimentos pelo corpo. Enquanto a equipe estava no local,
um rapaz que não teve a identidade revelada perguntou se ele poderia ficar e cuidar dos animais, o rapaz foi autorizado após os fiscais terem verificado as condições do local onde o rapaz deixaria os animais.

A operação foi de suma importância para o município, visando coibir os crimes de maus tratos a animais. Protetores locais parabenizaram a iniciativa e ressaltaram a importância da defesa da vida não humana: "temos que conscientizar o ser humano de que todas as vidas importam".

No ano passado o presidente da república Jair Bolsonaro sancionou a Lei 1.095/2019, que aumenta a punição a quem praticar ato de abuso ou maus-tratos a animais; a legislação abrange animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, incluindo, cães e gatos, que acabam sendo os animais domésticos mais comuns e as principais vítimas desse tipo de crime. A nova lei cria um item específico para esses animais.

Reportagem e foto - Fabrício Bragança