Bispo Diocesano de Bragança recebe alta hospitalar

O bispo diocesano de Bragança, Dom Jesus Maria (68 anos) recebeu alta hospitalar na tarde desta terça-feira (24). O sacerdote estava internado no Hospital do Coração em Belém desde o dia 7 de outubro quando foi submetido a exames de rotina para acompanhamento cardíaco. Os resultados atestaram a necessidade de uma cirurgia com peito aberto para implante de duas pontes de safena e uma mamária.

O procedimento ocorreu no dia 15 de outubro, porém, o paciente apresentou algumas complicações e não acordou do coma induzido como esperava a equipe médica. Depois de ter sido acordado, no dia 29 de outubro, foi descoberto que Dom Jesus havia sofrido um Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVC) sendo transferido do Centro de Terapia Intensivo (CTI) para o apartamento onde estava até esta terça-feira. Dom Jesus permaneceu por 48 dias no hospital em decorrência de uma infecção, que persistia em aparecer nos exames diários. Mas, aos poucos os médicos conseguiram contornar a situação.

Dom Jesus ficará ainda em Belém, por aproximadamente um mês, na casa paroquial dos frades de sua congregação, os Agostinianos Recoletos, onde os tratamentos terão continuidade até sua recuperação completa. Neste período, o bispo retornará ao hospital para avaliação médica da cirurgia; às fisioterapias; curativos; e também a ações relacionadas as consequências do AVC. O retorno a Bragança poderá ocorrer em 30 dias, no entanto, dependerá da evolução do quadro clínico.

Reportagem - Jota Bahia