Orla de Ajuruteua começa receber serviço de urbanização

Nos últimos dias deu-se início na praia de Ajuruteua, distante 36 km da sede do município de Bragança (nordeste paraense), o serviço de urbanização do balneário que é um dos mais visitados no estado do Pará. A obra que está avaliada em mais 9 milhões de reais começa entrar em sua fase de acabamento.

O serviço que está sendo executado em Ajuruteua se chama “enrocamento” (que é um maciço composto por blocos de rocha compactado) e esse processo de engenharia que já funcionou em litorais acometidos pela erosão está sendo realizado por intermédio de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Bragança e o Ministério da Integração Nacional.

A primeira etapa foi o levantamento do muro de contenção com um pedral que tem uma extensão de 1800 metros de comprimento, como medida de contenção a pressão da água do mar. A segunda etapa que iniciou no último dia 25 de novembro é o calçadão da orla de Ajuruteua que terá 2m de largura e está sendo construído com bloquetes de concreto. De acordo os trabalhadores, até o final do mês de Dezembro eles concluirão o calçadão até a área onde era a praça da praia de Ajuruteua.

A conclusão da obra ainda não tem uma data certa para término, após o serviço urbanização será dado inicio a construção dos restaurantes e quiosques das pousadas

Reportagem e fotos - Fabrício Bragança