Dom Luis Ferrando assume temporariamente a Diocese de Bragança

Foto - Edielson Santos

O vigário geral da Diocese de Bragança, Pe. Gerenaldo Messias retransmitiu nesta quinta-feira, 03 de dezembro de 2020, um anúncio nomeando pro tempore o bispo emérito de Bragança Dom Luis Ferrando como administrador apostólico da Diocese de Bragança. A decisão foi tomada pelo Santo Padre em função do tratamento de saúde do bispo Dom Jesus Maria que encontra-se em recuperação na capital do estado após ter sido submetido a uma intervenção cirúrgica para o implante de duas pontes de safena e uma mamária no dia 18 de outubro deste ano.

O anúncio foi feito por intermédio da Nunciatura Apostólica no Brasil, na pessoa do encarregado de negócios Mons. Massimo Catterin, de pleno acordo com o Colégio de Consultores, Conselho Econômico e Conselho Presbiteral desta diocese.

Dom Luis que reside na Paróquia Sagrado Coração de Jesus no município Ulianópolis dará continuidade ás tarefas de Dom Jesus até que ele recupere sua saúde plenamente. A organização da diocese continuará a mesma, considerando as conversas que Dom Jesus teve antes da cirurgia com o Vigário Geral, no entanto, com possibilidade de necessários ajustes. Dom Luis poderá vir a Bragança uma ou duas vezes ao mês. O Bispo Emérito reunirá com membros dos Conselhos Presbiteral e Econômico para tomar conhecimento da situação da diocese.

Nas missas os sacerdotes devem continuar mencionando o nome de Dom Jesus, que gradativamente, vem se recuperando dos problemas causados pelo Acidente Vascular cerebral (AVC) pós cirúrgico.

Reportagem - Jota Bahia
Colaboração - Pe. Gerenaldo Messias