Zezinho Costa é empossado e denuncia crise em Tracuateua

O município de Tracuateua tem novo prefeito. Nesta sexta-feira (1º de janeiro de 2021) aconteceu na quadra de esportes da Escola Municipal Elias Feres Gorayeb, a cerimônia de posse dos eleitos no pleito de novembro de 2020.

Conforme determina a cerimônia, houve a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal que contou com a apresentação de chapa única. A votação foi secreta e a chapa “Legislando Para o Povo” foi eleita e empossada.

Presidente - Francisco Emanuel Paiva (PTB)
1° Secretário - Raian Vieira (Republicanos)
2° Secretário - Raimundo Enis (PSC)

A Câmara de Tracuateua é composta de 11 vereadores: Paula Melo (PTB) com 752 votos, Manoel da Vila Socorro (PTB) 729 votos, Marcelo da Farmácia (PTB) 613, Aldrin Ferreira (PTB) 584, Talito (Cidadania) 550 votos, Zé Adilson (MDB) 516, Eninho do Tatú (PSC) 498, Professor Raian Vieira (Republicanos) 498, Davi Gama (MDB) 477, Wilson Paulino (Republicanos) 437 e Nenê Tracuateua (PDT) 231 votos.

Em seguida, foram empossados prefeito e vice-prefeito respectivamente. José Braulio da Costa “Zezinho Costa” (PTB) 67 anos, natural de Bragança, pertencente a coligação “Honra e Compromisso com Tracuateua” (PTB-PDT), eleito com 6.933 votos (36,71%); e
José Benedito da Silva Melo ”Benedito Patola” (PDT), 45 anos, natural de Bragança.

Zezinho Costa foi vice-prefeito do Dr. Tamariz na administração passada. O novo gestor em seu discurso destacou que a situação da Prefeitura de Tracuateua é crítica, a transição de governo, segundo ele, não foi plena porque muitos que ocupavam cargo se recusaram a dar informações, no entanto, pelo Portal da Transparência foi possível constatar que os encargos do setor de Educação correspondente aos meses de outubro, novembro, dezembro e o 13º salário não constam na Receita Federal e que o repasse do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) do mês de janeiro será bloqueado. Disse também que, os empréstimos consignados feitos pelo funcionários não foram repassados aos bancos e que o funcionalismo contratado para a Secretaria de Educação não recebeu o mês de dezembro.

Zezinho convidou ainda os vereadores e as pessoas presentes a visitarem as secretarias de Infraestrutura e Agricultura para constatarem o estado como se encontram, comparecer também ao hospital e postos de saúde do município e verificar se tem remédios, denunciou que o município atravessa uma crise na saúde embora tenha vindo dinheiro para o setor, mas que, não foi usado para manter os postos. Ele disse que não sabe se conseguirá pagar os salários dos funcionários correspondente aos meses de janeiro, fevereiro e março porque desconhece o tamanho da dívida.

O prefeito apresentou o seu secretariado:

Secretário de Administração -
Marco Dawson Fernandes de Aviz