Missa de Cinzas e CF abrem a quaresma nas paróquias de Bragança

As quatro paróquias de Bragança iniciam nessa quarta-feira (17) o período quaresmal. Os paroquianos devem ficar atentos aos horários das missas. Nessa “Quarta-Feira de Cinzas”, será lançada a Campanha da Fraternidade que traz o tema: "Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor".

A C.F. Ecumênica de 2021, em seu texto cita que, no Império Romano, "como estratégia militar e de conquista para manter a falsa paz, utilizavam, por vezes, a religião como instrumento de manutenção da hierarquia social". Em seguida, cita que "esse sistema de segregação e descarte de pessoas consideradas empecilhos e inúteis permanece ainda hoje".

O material aponta ainda que a juventude negra, mulheres, povos tradicionais, imigrantes, grupos LGBTQI+, "por causa de preconceito e intolerância, são classificados como não cidadãos e, portanto, inimigos do sistema".

A Campanha da Fraternidade ainda recomenda que a população cobre das autoridades respostas sobre casos de violência contra vulneráveis que têm responsáveis impunes. Entre eles, cita o desaparecimento de Davi Fiuza, de 16 anos, após uma abordagem policial, em Salvador (BA), em 2014.
A vereadora Marielle Franco executada em 2018 no Rio de Janeiro, e o líder indígena Paulo Paulino, assassinado no Maranhão, também são lembrados.

Programação da Quarta-Feira de Cinzas nas paróquias de Bragança

PARÓQUIA DO ROSÁRIO (Centro)
Missa às 06:30h e 08:30h na Catedral. Às 19:00h a celebração ocorrerá no Ginásio de Esportes Dom Eliseu (Corolão) com transmissão pela Rádio Educadora.

PARÓQUIA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS (Morro)
Na Igreja Matriz - 07:00h e 19:00h
Comunidade São Cristóvão – 19:00h

PARÓQUIA PERPÉTUO SOCORRO
Igreja Santuário - 07:00h e 19:00h

PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA (Vila Sinhá)
Igreja Matriz – 07:00h e 19:00h .

Em todas as igrejas haverá distribuição de Cinzas.
As celebrações serão transmitidas pelas redes sociais e YouTube.

Reportagem - Jota Bahia
Ilustração - CNBB