Domingo, 28 Março 2021 08:31

Bragança bate recorde de infectados num único dia

Já são escassos os leitos clínicos e de UTI no município de Bragança para atendimento de pacientes com Covid-19. O Boletim Epidemiológico desse sábado (27) fornecido pela SEMUSB (Secretaria Municipal de Saúde) apresentou 71 novos casos positivos batendo novo recorde. Agora são 56 hospitalizados ocupando 74% dos leitos, uma pessoa morreu e apenas 3 se recuperaram.

O município de Bragança possui 75 leitos disponibilizados em três hospitais da cidade destinados a pacientes com Covid-19.

O Hospital Santo Antônio cadastrado pela SESPA (Secretaria de Estado de Saúde) como porta aberta para atendimento regional possui um total de 30 leitos, 20 clínicos encontram-se com taxa de ocupação de 90% e 10 UTIs com ocupação de 80%. Dos 20 leitos clínicos 18 estavam ocupados nesse sábado a noite e 8 de UTIs também ocupados. Foram registrados 2 óbitos. A maioria dos pacientes são de Bragança, enquanto que Augusto Corrêa e Marabá completam as vagas. 62% dos pacientes são do sexo masculino e 38% feminino.

O Hospital Geral de Bragança possui 30 leitos clínicos para tratamento de Covid-19.

O Hospital de Clínicas de Bragança dispõe de 15 leitos, dos quais, 9 estão ocupados com 7 pacientes do sexo feminino e 2 do sexo masculino totalizado 60% de ocupação hospitalar.

A UPA/24horas está com 15 leitos de retaguarda para pronto atendimento, não disponíveis para internação, apenas para atendimento de urgência (5 Semi-UTI, 5 masculino e 5 feminino).

Os órgãos de saúde vêm tentando evitar o colapso no sistema de saúde tomando medidas de combate as aglomerações, impedindo o funcionamento de bares, restaurantes, arenas e toque de recolher às 21 horas. As igrejas católicas estão com público reduzido e as celebrações da Semana Santa serão realizadas com restrições com transmissão ao vivo pelas redes sociais.

Reportagem - Jota Bahia