Domingo, 28 Março 2021 09:00

Vítimas de Covid-19 são sepultadas no Campo da Saudade

O Campo da Saudade localizado no bairro Vila Sinhá em Bragança-Pa é o cemitério municipal autorizado pela SEMUSB (Secretaria Municipal de Saúde) para receber os corpos de vítimas falecidas por complicações decorrentes do vírus Covid-19.

Após uma trégua no segundo semestre de 2020, os atendimentos voltaram a aumentar com óbitos no mês de março de 2021. Em pouco mais de uma semana, 11 pessoas foram enterradas numa área específica para vítimas da doença. Entre casos confirmados e suspeitos já foram sepultadas 150 pessoas no cemitério.

As covas são cavadas com auxílio de máquinas da Prefeitura e as urnas são remanejadas pelos coveiros usando Equipamentos de Proteção Individual (EPI). No entanto, dos 6 funcionários, 2 estão com sintomas da doença e foram afastados do serviço. A partir do início de abril mais uma equipe irá fazer parte do revezamento no cemitério.

Apesar de atuarem na linha de frente os coveiros ainda não foram vacinados e nesta segunda-feira (29) deverá ser apresentado pelo vereador Fernando Julifer um requerimento na Câmara Municipal solicitando a SEMUSB a aplicação da vacina em todos os funcionários que trabalham nos cemitérios de Bragança.

No campo da Saudade os enterros são feitos cumprindo o protocolo de medidas protetivas. Quando a morte for causada por Covid-19, somente duas pessoas da família podem acessar o local e se for por morte natural o número permitido sobe para 15 pessoas.

O Campo da Saudade foi construído em 1988 na administração do prefeito João Alves da Mota (In memoriam) e já possui 11.092 túmulos.

Reportagem - Jota Bahia