Oferta de peixe está garantida na Semana Santa em Bragança

Comer peixe na Semana Santa faz parte da tradição e da devoção cristã. Para a Igreja Católica, é obrigatório o jejum na Quarta-Feira de Cinzas e Sexta-Feira Santa como uma expressão de fé. A população bragantina não terá dificuldade para encontrar uma variedade de peixes. O município costeiro recebe todos os dias diversas embarcações que abastecem os mercados e peixarias localizadas nos bairros da cidade.

No Mercado de Peixe, no centro comercial, a Pescada Amarela (natural) está custando R$ 28,00 o quilo com possibilidade de reajuste para R$ 30,00, Gurijuba R$ 25,00 e Peixe-Serra R$ 15,00. Odací trabalha no local há 40 anos e afirma que com o surgimento de muitas peixarias pela cidade, as vendas caíram no Mercado de Peixe, mas, ainda consegue sustentar sua família.

A Feira do Peixe-seco é mais uma opção para o consumidor. Localizada na área da Feira Livre, o cliente encontra várias espécies salgadas (seco). Bandeirada e Carachimbó a R$10,00 o quilo, Gurijuba e Pescada R$ 30,00. João Carlos tem 48 anos de idade, começou trabalhar na feira aos 13 anos, hoje tem 35 anos de atuação no ramo do peixe-seco.

O Mercado Municipal do bairro do Morro possui 3 boxes destinados a oferta de peixe in natura. A espécie mais procurada é Cação que custa R$ 16,00 o quilo, Gó R$ 15,00, Pescada R$ 28,00, Gurijuba R$ 22,00, Corvina R$ 17,00 e Ova de Serra R$ 15,00 (quilo).

"João Grandão" trabalha há 18 anos no Mercado do Morro, antes, foi pescador e goleiro dos clubes: América e Caeté na década de 1970.

Para facilitar o complemento do cardápio da Sexta-Feira Santa, o consumidor pode comprar os ingrediente nas bancas anexas aos mercados. Tomate (quilo) R$ 6,00, Cebola R$ 6,00, Cheiro-Verde R$ 2,00 (maço), Sortido R$ 5,00, Limãozinho R$ 0,50 (unidade) ou 5 unidades por R$ 2,00, um litro de pimenta por R$ 5,00.

Reportagem e fotos - Maycon Ribeiro