Paróquias de Bragança celebram a Vigília Pascal

No momento que antecede o domingo da Ressurreição de Jesus, os paroquianos participaram na noite do último sábado (03) da celebração da Vigília Pascal nas quatro paróquias de Bragança: Senhora do Rosário (Centro), Sagrado Coração de Jesus (Morro), São João Batista (Vila Sinhá) e Perpétuo Socorro. Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, a participação de fiéis foi reduzida nas igrejas, no entanto, as famílias acompanharam em casa através dos meios de comunicação.

O ato litúrgico iniciou com a bênção do fogo, em seguida todos os presentes segurando velas acesas entraram em procissão com o Círio Pascal. Em cada Igreja Matriz foi proclamada a Páscoa pelo sacerdote invocando com alegria a vitória de Cristo sobre a escuridão da morte e do pecado. No ginásio Corolão, os fiéis levaram garrafinhas com água. A água benta foi aspergida nos presentes. Em casa, os fiéis foram convidados a colocar a água benta próximo a imagens ou perto da bíblia.

Dando continuidade a Vigília, aconteceu a Liturgia da Palavra, com a proclamação de leituras do Primeiro Testamento, as quais nos lembram as maravilhas de Deus na história da salvação e duas leituras do Segundo Testamento, tendo em vista o anúncio da Ressurreição e a leitura de Paulo aos Romanos sobre o Batismo Cristão como Sacramento da Ressurreição de Cristo.

Sábado à noite, foram renovadas as promessas batismais e entoada a Ladainha dos Santos e por fim, a Celebração Eucarística, sinal da presença de Cristo Ressuscitado na comunhão. O Crucificado ressuscitou e passou a ser uma presença sacramental viva no meio da comunidade celebrante.

Nas paróquias de Bragança a Vigília Pascal foi presidida pelos sacerdotes: Mayro Christian (Catedral), Gerenaldo Messias (Vila Sinhá), Luiz Marconi (Perpétuo Socorro), José Calazans (Morro) e Ari Silva (Igreja de São Cristóvão – Taíra).

Reportagem - Jota Bahia e Fabrício Bragança