Emater de Bragança terá laboratório de solos

Está previsto para o mês de maio a instalação do primeiro Laboratório de Solos do Estado do Pará, na Unidade Didática de Bragança (UDB) da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater).

O laboratório deve beneficiar os agricultores integrantes da Agricultura Familiar e também outros produtores rurais. A proposta é oferecer um valor 40% mais barato na análise do solo ou ainda fazer gratuitamente para os agricultores ligados a EMATER. As amostras para análise poderão ser entregues pessoalmente pelos agricultores ou enviadas pelos Correios. O resultado sai em duas semanas e poderá ser enviado via e-mail.

Para começar, serão ofertadas análises físico-químicas, de macro e micro nutrientes, de granulometria e físico-química do solo. A expectativa da UDB de Bragança é realizar em torno de 50 a 100 análises mensalmente. A Unidade Didática da EMATER está localizada na região do Chumucuí com área de 100 hectares com estrutura para oficinas, cursos, reuniões, palestras e outras atividades.

Reportagem - Jota Bahia
Foto - Ilustração