Polícia Militar comemora 100 anos em Bragança

A Polícia Militar em Bragança do Pará celebra neste ano 100 anos de existência. A comemoração aconteceu no dia 20 de abril de 2021, no mesmo dia e mês porém no ano de 1921 chegaram à cidade dois soldados oriundos do 2° Batalhão de Infantaria em Castanhal, à época, os vencimentos dos militares eram pagos pela prefeitura. O prefeito de Bragança era o Major Benedito Athayde.

Durante esses 100 anos a Polícia Militar em Bragança cresceu. Em 1981 de forma brilhante funcionava como Destacamento Policial, os militares eram subordinados ao Batalhão de Castanhal, tendo como integrantes da guarnição o SGT Barbosa, CB Plinio, CB Demétrio, SD Tenório, SD Monteiro, SD Carlos Alberto, SD Paiva, SD Rubens, SD Sobrinho, SD Nazareno e SD Claudionor, os três últimos policiais eram responsáveis pelo trânsito.

No segundo semestre de 1981, o quartel deixa de ser Destacamento e passa a ser Pelotão, o 2º Ten. Matias foi o primeiro oficial da PMPA a trabalhar diretamente em Bragança. Em 1993, o Pelotão de Bragança recebeu a primeira Policial Feminina, na época a SD Nazaré que na atualidade é a 2º SGT da Reserva Remunerada da PM. Em 1996, o município de Bragança elegeu o primeiro policial militar ao cargo de vereador, o SGT Coelho foi eleito o mais votado de seu partido.

Em 1997, foi criada em Bragança a 14ª Companhia Independente de Polícia Militar, tendo como seu primeiro comandante o Major Henrique. No ano de 1998, o município de Bragança sedia o primeiro curso de formação de soldados, tendo a 14º CIPM como polo de formação, nesse ano foi homenageado como nome da turma o ex-aluno CFSD José Maria Pereira Barbosa. Ainda em 1998, a Polícia Militar em Bragança passou a se chamar 5º CIPM, tendo como primeiro comandante o Major Zildomar Sarubby do Nascimento.

Em 2005, começou formou-se em Bragança o PROERD (Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência), os primeiros alunos do projeto foram oriundos das Escolas Cristiano Rosa, Maricotinha, Júlia Quadros e Santos Dumont; a primeira formatura dos alunos foi no WT Eventos, o programa era coordenado pela Sub. Ten. Teresinha que contava com o apoio de outros militares. Em 2008, na Administração da Governadora Ana Júlia foi extinto o uniforme azul petróleo e entrou em vigor o verde folha. No ano de 2014, a Polícia Militar em Bragança passa a ter o nome de 33º BPM, o primeiro comandante foi o Ten. Cel. Alexandre Affonso.

Em 2017 no período de 10 de outubro a 09 de julho de 2018, o Batalhão de Bragança foi polo de formação de Praças, sediando o segundo curso de formação, tendo como comandante o Tenente Coronel Rui Miranda. No dia 20 de setembro de 2019, a Polícia Militar do Estado do Pará volta a usar o fardamento azul petróleo.

Atualmente, o 33º Batalhão da Polícia Militar com sede em Bragança do Pará, tem um efetivo de quase 200 policiais na ativa, tendo um Grupamento Tático Operacional (GTO), Ronda Tática Ostensiva com Apoio de Motocicletas (ROCAM), serviço de inteligência, radio patrulhamento e serviço administrativo. O 33º BPM cobre com policiamento os municípios de Augusto Corrêa e Tracuateua, além dos destacamentos: Aturiaí, Bacuriteua, Caratateua, Vila Fátima e a Praia de Ajuruteua. Atualmente o 33º Batalhão tem como comandante o Ten. Cel. André Lima, que tem como Subcomandante o Major Davison.

Reportagem e foto - Fabricio Bragança