Manutenção protege igarapé cereja de inundações

O serviço de dragagem e desobstrução do leito do Igarapé Cereja foi dado continuidade pela equipe da Secretaria de Infraestrutura Urbana e Rural da prefeitura de Bragança.

Placas foram afixadas nas margens do igarapé proibindo a construção de imóveis, além disso, há o serviço de fiscalização. A Defesa Civil, o Ministério Público e o Poder Judiciário estão acompanhando os trabalhos.

Vários serviços foram realizados antecipadamente, retirada de mato e entulhos, remoção de casas abandonadas à beira do igarapé, elevação de pontes e embargo de construções que impediriam o escoamento natural da água da chuva.

Esse trabalho preventivo evitou os grandes alagamentos que afetavam dezenas de famílias que tinham suas casas invadidas pelo transbordamento do igarapé durante o inverno.

Uma frente de trabalho continua com a manutenção do Igarapé Cereja que tem sua nascente no interior do terreno do EFAC e atravessa toda a cidade até desaguar no Rio Caeté no Portinho do bairro da Aldeia.

Reportagem e fotos - Jota Bahia