Aniversário de Sacerdócio de Dom Luís e Pe. Gerenaldo

A Diocese de Bragança lembra neste sábado o aniversário de 56 anos de ordenação sacerdotal do bispo emérito Dom Luis Ferrando e 27 anos de ordenação do Pe. Gerenaldo Messias, Vigário Geral e pároco da Paróquia São João Batista.

Dom Luis Ferrando nasceu em Agazzano, Itália, em 22 de janeiro de 1941 sendo ordenado sacerdote no dia 1º de maio de 1965. No dia 7 de junho de 1978 chegou ao Brasil, mais precisamente na paróquia de Paragominas onde permaneceu por 3 anos atuando nas comunidades rurais até aceitar o convite para vir a Bragança onde foi nomeado Reitor do Seminário no dia 1º de janeiro de 1982.

No dia 15 de junho de 1983, D. Miguel Maria Giambelli o nomeou Vigário Geral da Diocese de Bragança acumulando também a função de Vigário da Catedral do Rosário no período de 07 de outubro de 1984 a 04 de março de 1986.

No dia 05 de maio de 1996, na Igreja de São Lourenço e Nossa Senhora das Graças, em Cortemaggiore, Diocese de Piacenza (Itália), por imposição das mãos do Cardeal Hersílio Tonini, D. Luis Ferrando foi sagrado Bispo da Diocese de Bragança em substituição ao 1º bispo D. Miguel Giambelli (in memorian). O episcopado de Dom Luis durou 20 anos (1996 a 2016). Atualmente o bispo emérito encontra-se na Paróquia Sagrado Coração de Jesus no município de Ulianópolis-Pa.

Gerenaldo Messias Bezerra de Carvalho, 54 anos, nasceu no dia 13 de abril de 1967 em Capitão Poço-Pa. Foi ordenado diácono no dia 25 de setembro de 1993. No dia 1º de maio de 1994 foi ordenado sacerdote na Matriz de Capitão Poço.

Dia 15 de março de 1994 foi transferido para Garrafão do Norte-Pa e no dia 15 de maio foi morar em Santa Luzia do Pará. No dia 23 de janeiro de 1977 por ocasião da Assembleia Pastoral Diocesana foi nomeado Vigário Geral Diocesano pelo bispo D. Luis Ferrando.

No dia 17 de março de 2002 foi transferido para a Catedral de Bragança onde assumiu o cargo de Pároco da Catedral do Rosário. Uma de suas obras marcantes foi a construção do Museu de Arte Sacra Nossa Senhora do Rosário e o Monumento a Dom Eliseu.

Em 2018 foi criada a mais nova paróquia da diocese, São João Batista, localizada no bairro Vila Sinhá em Bragança-Pa. O novo pároco Gerenaldo Messias acreditando na boa fé do povo de Deus iniciou a construção da grande igreja de São João Batista, a obra está sendo erguida com a colaboração e empenho dos paroquianos do bairro e das demais paroquias de Bragança.

Reportagem - Jota Bahia