Coroação de Nossa Senhora será na Catedral

A Paróquia Nossa Senhora do Rosário (Centro) definiu a programação da tradicional coroação da imagem de Nossa Senhora para encerrar o mês mariano de 2021. Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, a homenagem foi transferida do Ginásio de Esportes Corolão para o interior da Catedral no próximo dia 31 de maio, segunda-feira, às 18 horas.

A programação começa com a Santa Missa e ao término, a coroação sob responsabilidade da Escola Estadual Yolanda Chaves.

A coroação reunindo escolas de Bragança teve início quando o Pe. Aldo Fernandes assumiu a função de pároco da Catedral em 1995 e decidiu reunir representantes de todas as escolas das redes municipal, estadual e particular no Corolão fazendo uma grande solenidade envolvendo estudantes e professores de todos os educandários. O Instituto Santa Teresinha foi convidado a organizar a primeira coroação em 1999 reunindo várias imagens conduzidas em romarias desde as escolas até o ginásio de esportes.

Por 20 anos a Irmã Oneide de Freitas Rotterdam organizou a coroação que ao final sorteia a escola encarregada para o ano seguinte.

Em função da gravidade da pandemia, a coroação do ano passado ocorreu dentro da Catedral de portas fechadas e transmitida pelas redes sociais. Na oportunidade, profissionais da área de saúde foram os homenageados. A Escola Yolanda Chaves que havia sido sorteada no ano anterior foi mantida para organizar a celebração deste ano. Na próxima segunda-feira a coroa será conduzida por seis funcionários curados da Covid-19 e a diretora da escola irá coroar a imagem.

São 22 anos de tradição com a participação das escolas: Instituto Santa Teresinha, Bolívar Bordallo da Silva, Instituto José de Anchieta, Argentina Pereira, Centro Educacional João Paulo II, Luiz Paulino Mártires, Maria José dos Santos Martins, Mário Queiroz do Rosário, Monsenhor Mâncio, Escola Madre Celeste, Simpliciano F. de Medeiros Junior, Padre Luiz Gonzaga e Yolanda Chaves.

Reportagem - Jota Bahia