Sexta, 11 Junho 2021 17:09

Encontro em Bragança debate segurança alimentar e nutricional

Na manhã desta quinta-feira (10) foi iniciada nas dependências do EFAC em Bragança, a programação de lançamento do projeto: Cultura, Soberania, Segurança Alimentar e Nutricional: cuidados, cooperação para o Bem Viver na Amazônia. O encontro tem a coordenação da Cáritas Diocesana  e reúne representantes de agricultores familiares, quilombolas e grupos urbanos dos municípios de Bragança, Augusto Corrêa, Tracuateua e Viseu. A meta é promover a preservação e uso dos saberes ancestrais da cultura alimentar bragantina fortalecendo a identidade e a saúde de povos e grupos sociais.

O Seminário conta com a participação da Dra. Clara Brandão (de Brasília), pediatra e nutróloga que desenvolve o tema: “Saúde e cultura alimentar regionalizada: cuidados com a imunidade”.

Segundo a médica, o fundamental é estimular a agricultura familiar a desenvolver hábitos alimentares usando produtos naturais, sem agrotóxicos. As vitaminas A, C e E, por exemplo, estão nas plantas verdes escuras (carirú, couve) e nas frutas ácidas. As folhas da mandioca ou macaxeira quando torradas e desidratadas são ricas em zinco, complexo B, vitaminas A e C. O Tucupí substitui o vinagre e aumenta o complexo B que nutri todo o sistema nervoso.

Os participantes apresentam na prática receitas culinárias regionais como bolinho de macaxeira e de farinha de tapioca acompanhados de suco de Cajarana verde. Nesta sexta-feira houve oficina prática de saberes e sabores. O seminário será concluído neste sábado (12) de manhã com todas as receitas disponibilizadas na Feira da Agricultura Familiar para degustação do público no horário de 8:00 às 11:00 horas.

Reportagem e fotos - Jota Bahia