Terça, 27 Julho 2021 14:01

Toni Soares grava O Chamado dos Tambores de Bragança

Foto / Marcelle Pires

Toni Soares grava projeto intitulado O Chamado dos Tambores de Bragança.

Nascido na cidade de Bragança, Toni tem inspiração nas folias, ladainhas, batuques de boi-bumbá e cordões de pássaros – tudo isso somado ao retumbão da Marujada de São Benedito. Foi integrante da formação original do Arraial do Pavulagem do qual fez parte durante 15 anos. E também, é o criador da Banjola, uma espécie de banjo com braço de violão de 12 cordas tocado com arco de rabeca.

O projeto O Chamado dos Tambores de Bragança será constituído de 13 faixas escritas por convidados, "comecei receber letras do Carlos Corrêa Santos, Emanuel Matos, Salomão Laredo, Antônio de Oliveira, Guaraci de Brito Junior e comecei compor para o projeto também", explica Toni.

Foto / Marcelle Pires

Toni Soares também chamou amigos para cantar com ele, uma série de convidados ilustres, dentre eles, o próprio filho Emanuel Soares, Vital Lima e Lui Coimbra que além de trabalho autoral também toca com artistas renomados da MPB como Ana Carolina, Zeca Baleiro, Alceu Valença e já participou em outro projeto de Toni, o Tambores do Livramento.

O projeto é realização do Governo do Estado do Pará através da SECULD contemplado por um dos editais da Lei Aldir Blanc de incentivo aos fazedores de cultura, além disso, tem o apoio da Universidade do Estado do Pará (UEPA) campus Bragança (Liceu de Música) que cedeu o espaço para realização das gravações.

"Temos o apoio fundamental do Governo do Estado através da Univerdade do Estado do Pará, a UEPA campus XXI aqui de Bragança que é o Liceu da Música de Bragança que cedeu o espaço para nós gravarmos esse trabalho aqui, então um abraço, um obrigadíssimo ao professor Claudio Trindade que aprovou também a nossa pauta".

As gravações começaram em Bragança mas serão concluídas na capital do estado. O projeto será entregue a SECULD até setembro e disponibilizado nas plataformas de mídia.

Marcelle Pires jornalismo Fundação Educadora de Comunicação