Quilombo do América passa a integrar a Trilha Amazônia Atlântica

A partir deste mês de julho, o Território Quilombola do América em Bragança está conectado com outras 7 áreas protegidas e passa a integrar a Trilha Amazônia Atlântica que perpassa 14 municípios paraenses, compreende 30 comunidades e tem 412 km de percurso. A rota começa no município de Benevides, região metropolitana de Belém e vai até o município de Viseu, na fronteira Pará-Maranhão.

A Trilha Amazônia Atlântica é um movimento voluntário, com os esforços de pessoas dedicadas que contribuem realizando a sinalização, desenvolvendo ações que gerem renda para as comunidades e valorização do meio ambiente.

Rosete Araújo, presidente da Associação do Quilombo explica que o processo de inclusão foi mediado por um parceiro que reside em Tracuateua, a inclusão do território à rota foi bem aceita.

Além de proporcionar uma experiência incrível de contemplação do patrimônio natura e cultural da Amazônia aos praticantes de esporte, ainda cria oportunidades econômicas que beneficiam as comunidades ao mapear os serviços que podem ser oferecidos e promover qualificação.

Julio Meyer que atua na coordenação geral diz que o projeto começou há cerca de um ano, "foi uma ideia que nasceu entre amigos e agora a gente já conta com mais de 50 voluntários, a parceria dos governos nas três esferas e de empresas locais também. Começou com o apoio do ICMBio logo no início quando a gente teve a ideia do conceito da Trilha, e então, o ICMBio fez questão de que a Trilha percorresse também as comunidades usuárias e as reservas extrativistas".

Em se tratando do Quilombo do América, quem percorre a Trilha agora pode conhecer o artesanato, as cerâmicas e a gastronomia local de uma comunidade que resiste há mais de 200 anos em Bragança - PA.

Para conhecer mais sobre a Trilha Amazônia Atlântica acesse www.trilhaamazoniaatlantica.com.br.

Marcelle Pires jornalismo Fundação Educadora de Comunicação