24 de Agosto | Data lembra Celso Leite e Cristiano Rosa

Nesta terça-feira, 24 de agosto de 2021, lembramos dois nomes que marcaram a comunicação no rádio bragantino: Cristiano Rosa e Celso Leite. Cristiano faleceu no dia 24 de agosto de 1990 e Celso no dia 24 de agosto de 2019.

Cristiano José de Medeiros Rosa, nasceu em Bragança às 07:00h do dia 27 de outubro de 1957. Filho de José Ribamar de Sousa Rosa e Maria Ivete Medeiros Rosa. Cursou estudos primários na Escola Externato Santo Antônio e o ginasial no Instituto Santa Teresinha. Na escola estadual Bolívar Bordallo concluiu o curso Técnico em Administração.

Cristiano começou a carreira de radialista no dia 1º de outubro de 1978 ocupando a função de Controlista de som e posteriormente tornou-se Noticiarista acumulando a função de coordenador do Departamento de Jornalismo da Rádio Educadora. Foi goleiro do Clube Paroquial, presidente da Liga Esportiva de Bragança, Assessor de Imprensa da Prefeitura de Bragança. Foi casado com Lucia de Fátima dos Santos Rosa com quem teve três filhos: Lúcia Cristiane, Claudia Vanessa e Cristiano Júnior.

Cristiano Rosa faleceu em 24 de agosto de 1090 em decorrência de infecção generalizada. O radialista foi homenageado com seu nome na Escola Municipal de 1º Grau Cristiano Rosa localizada na Rua João Batista no bairro Vila Sinhá.

Celso Orlando da Silva Leite nasceu em Bragança no dia 1º de novembro de 1958. Filho de Jaime Bezerra e Maria Elza da Silva Leite. Foi casado com Rosilene Soares Leite com quem teve três filhos: Natany Soares Leite, Soany Soares Leite e Celso Orlando da Silva Leite Junior.

Estudou no Instituto José de Anchieta, Instituto Santa Teresinha e posteriormente na UNAMA onde formou-se em Gestão Empresarial. Foi membro do Conselho Deliberativo e posteriormente presidente do Bragantino Clube do Pará.

Celso Leite foi admitido na Rádio Educadora de Bragança em 1º de março de 1980 na função de locutor e narrador esportivo. Foi vereador por dois mandatos consecutivos: 1989 a 1992 e de 1993 a 1996, eleito vice-prefeito em 3 de outubro de 1996 e prefeito de Bragança nas eleições de 2004.

Celso Leite faleceu no dia 24 de agosto de 2019 às 23:30h no Hospital Geral de Bragança.

Os túmulos de Celso e Cristiano estão localizados no Cemitério Santa Rosa de Lima, no bairro do Alegre em Bragança.

Reportagem - Jota Bahia