Unidade do Senai completa 35 anos em Bragança

A Unidade do SENAI completou nesta quarta-feira (01), 35 anos de serviços prestados no município de Bragança. A missão do instituição é contribuir para o desenvolvimento da indústria paraense através da educação profissional.

A instalação contou com a contribuição do Bispo Dom Eliseu Maria Coroli que viu no SENAI a possibilidade de criar uma instituição capaz de qualificar a população local para o mundo do trabalho, na época pouco disseminado no município; juntando-se a ele a bragantina Gracinda Dias Peres, esposa do então diretor regional Dr. Gerson dos Santos Peres. Constâncio Figueiró e Pedro Persi doaram o terreno para a construção do prédio iniciada em 1992 pela empresa do Sr. Aurimar Araújo.

A unidade contou inicialmente com a administração do professor João Antonio Valente de Aguiar. Em junho de 1988, o Professor Benedito Lázaro Rodrigues foi nomeado, ficando até fevereiro de 2008 na direção da escola. Nos quase 20 anos que esteve a frente da instituição, realizou muitas ações que tornaram o SENAI de Bragança referência e modelo para as demais Unidades no Pará e para outras instituições locais. Duas importantes conquistas foram obtidas por seu intermédio: a Oficina de Marcenaria em 1996 e o Ginásio Poliesportivo em 2001.

Atualmente o SENAI de Bragança dispõe dos cursos: Metalmecânica; Tecnologia da Informação; Mecânica Automotiva (carro e moto); Vestuário; Gestão; Eletroeletrônica; Madeira e Móveis.

A Unidade de Bragança participou por mais de 20 anos da Olimpíada do Conhecimento, evento de porte internacional tendo classificado alunos até a fase Nacional com obtenção de posições acima de outras cidades e Estados, como a Medalha de Excelência obtida pelo aluno Melhim Quemel em Informática para cegos em 2015. Outro evento no qual vem se destacando é o Torneio de Robótica com resultados muito bons e ampliando sua participação e colocação a cada ano.

O esporte sempre foi uma das ações que o SENAI procurou realizar como atividade esportiva e educacional. Através dela realiza-se a integração dos alunos das diferentes áreas em um clima festivo e competitivo de maneira saudável. Desde 1987 o SENAI realiza os Jogos Internos entre as classes.

Alguns títulos conquistados na Semana da Pátria:

Adulto Masculino, bicampeões 1999 e 2016
Campeão Futebol Society em 2014
Vice-Campeão Tênis de Mesa em 1992
Torcida Organizada 1995, 1996 e 1997 (incluindo o Torneio Banco do Brasil em 1994)

O SENAI tem buscado inovar sua forma de atuação a cada ano procurando inserir, em paralelo a educação profissional, a educação acadêmica formal. Já em 1999, numa parceria com a Fundação Roberto Marinho, trouxe o Telecurso 2000 Segundo Grau quando formou a primeira turma que hoje é chamada de EJA.

A partir de 2018, através da junção administrativa do SESI com o SENAI aqui em Bragança, foi iniciada uma nova etapa na inclusão do ensino fundamental e médio técnico. A direção espera que em 2022 esteja com toda a estrutura pronta para receber os primeiros alunos.

O SENAI já está atuando desde junho deste ano com a primeira turma EJA PROFISSIONALIZANTE SESI/SENAI com 60 alunos matriculados na modalidade semipresencial. Ao término do programa, concluirão o Ensino Médio e ainda farão cursos de qualificação profissional gratuitamente. Na programação de cursos anual, as inscrições são feitas por ordem de chegada; com a pandemia os processos seletivos foram vetados tornando o acesso aos cursos mais fácil e rápido. Basta procurar a secretaria, escolher o curso de preferência e realizar a matrícula.

A escola tem excelente relação com todas as instituições educacionais, esportivas, públicas, privadas e religiosas no município. Através desta relação interinstitucional consolidada conseguiu firmar parcerias para o desenvolvimento educacional e esportivo. A cessão do Ginásio para eventos patrocinados ou organizados pela prefeitura municipal é um deles, além de ceder de forma gratuita para a realização de eventos esportivos externos como a Copa de Judô e amistosos de seleções de outros esportes, como o basquete sobre rodas do all-star no Pará. A Tabela de Basquete, única na região, é cedida para competição da categoria na Semana da Pátria no Ginásio Corolão.

A pandemia foi um aprendizado duro, além de vencer obstáculos educacionais no que tange a aspectos pedagógicos e limitações de recursos didáticos, ainda há o medo e a dor de muitas perdas. Mas, a escola pôde contribuir através da educação a distância realizando centenas de matrículas para alunos de vários municípios e, rompendo ainda mais a barreira, os limites estaduais.

O SENAI contribuiu doando dispender automático de álcool em gel para a empresa parceira Cibrasa de Capanema. Realizou doação de máscaras de proteção facial (face shields) para os municípios de Bragança, Augusto Corrêa, Tracuateua e Viseu. Além dos hospitais de Bragança, Santo Antônio, Hospital Geral e Hospital das Clínicas. Doou ainda máscaras de proteção tipo hospitalar confeccionadas pelos alunos e alunas do curso de costura. E para prestigiar o comércio local, comprou e disponibilizou máscaras para todos os alunos da instituição usarem durante as aulas.

Ao longo de 35 anos já foram mais de 20 mil alunos formados nos mais variados cursos.
Atualmente a Unidade do SENAI em Bragança tem como gestor o professor Rui Teixeira.

A solenidade dos 35 anos foi marcada com Missa em Ação de Graças e um jantar de confraternização para os funcionários. Até o final do ano outras atividades comemorativas e celebrativas serão realizadas na Unidade de Bragança.

Reportagem e foto - Jota Bahia