Marujada de Bragança completa 223 anos

A Marujada de Bragança comemorou nesta sexta-feira (03), 223 anos de fundação. Pela manhã, uma ação de saúde desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSB) foi realizada no Teatro Museu da Marujada com vacinação contra a Covid-19.

No período da tarde, as três comitivas de esmolação: Campo, Praia e Colônia, ao som dos tambores, cantaram a Ladainha em louvor a São Benedito.

Em seguida, com a presença da Marujada em traje azul e branco, houve a Santa Missa em ação de graça pela passagem de mais um aniversário da irmandade. A procissão de entrada contou com a participação de João Batista Pinheiro, presidente da irmandade que conduziu uma das imagens peregrinas, enquanto que, o vice-prefeito Mario Ribeiro Junior conduziu a imagem de Nossa Senhora do Rosário, padroeira de Bragança. Os juízes da festividade 2020, Marcos Júnior e Íris Barbosa também participaram da missa.

A celebração foi presidida pelo Pe. Mayron Christian e concelebrada pelo Frei Luiz Fernando, natural do sul de Minas Gerais e Frei Julio, de São José dos Campos (SP). Os religiosos destacaram que vieram conhecer a tradição bragantina e enalteceram a devoção a São Benedito.

Pe. Mayron abençoou a Irmandade da Marujada e os devotos cantaram os parabéns pelo transcurso de mais um aniversário da instituição que é Patrimônio Cultural do Brasil. Concluindo a Santa Missa, o sacerdote abençoou as três imagens peregrinas colocadas em um púlpito ao lado direito do altar-mor.

Reportagem e fotos - Jota Bahia e Maycon Ribeiro