Câmara de Bragança reúne para aprovar escola quilombola

A comunidade do América localizada no Km 07 do ramal do Tamatateua, zona rural de Bragança-Pa, reconhecida como quilombo pela Fundação Cultural Palmares em 21 de janeiro de 2015, poderá ter finalmente sua escola quilombola. A luta vem sendo encampada há vários anos pela Associação Remanescente da Comunidade Quilombola do América (ARQUIA) tendo como presidente Roseti Araújo, moradora local.

A proposta montada pelos movimentos sociais: Movimento Afrodescendente do Pará (MOCAMBO), ARQUIA, Universidade Federal do Pará (UFPA), Movimento Camponês Popular (MCP) e Ministério Público Estadual (MPE) é transformar a Escola Municipal de Ensino Fundamental Américo Pinheiro de Brito em escola quilombola. A ATA do Projeto de Lei apresentada em 2019 pelo vereador Glaydson Miranda foi vetada naquela oportunidade e recolocada em pauta nesta quinta-feira (09) pela vereadora Irene Farias sendo aprovada por unanimidade na Câmara Municipal.

Após aprovação, a ATA será encaminhada ao prefeito de Bragança, Raimundo Nonato de Oliveira para ser transformada em Projeto de Lei (PL) para que posteriormente seja colocada em votação em plenário durante sessão ordinária prevista para o próximo dia 16 de setembro.

Com a transformação, serão incluídos no currículo escolar as relações raciais, a África na história da humanidade e o papel do afrodescendente no Brasil de forma a reconhecer o negro e a cultura dessa parcela da população brasileira.

Marcaram presença na galeria membros da ARQUIA, dentre os quais: Edna Monteiro, professora ativista e militante do movimento MOCAMBO e Roseti Araújo, presidente da entidade.

Reportagem e fotos - Jota Bahia e Maycon Ribeiro