Instituto Cultural Vale lança edital Apoia para projetos do Espírito Santo, Minas Gerais, Maranhão e Pará

Foto / Divulgação

Como forma de reafirmar seu posicionamento como apoiador da cultura brasileira em especial aos produtores regionais, o Instituto Cultural Vale lançou o edital Apoia que destinará R$1,6 milhão exclusivamente a projetos de profissionais de cultura do Espírito Santo, Minas Gerais, Maranhão e Pará.

O estado do Pará será contemplado com R$400 mil, serão distribuídos 40 prêmios de R$10 mil para propostas de artes visuais, expressões cênicas, música, dança, artesanato, festejos e celebrações. As inscrições acontecerão até o dia 24 de setembro por meio do site https://casadaculturacanaa.com.br/pt/editais/. Podem se inscrever artistas, produtores, grupos, agentes, fazedores da cultura popular maiores de 18 (dezoito) anos com domicílio/sede comprovados no estado do Pará.

Foto / Divulgação

Fernando Guerra, gestor da Casa da Cultura de Canaã dos Carajás, centro cultural da Vale no estado do Pará, ressalta que a inscrição foi facilitada com o objetivo de atingir o maior número de pessoas possível em todo o estado, "a gente tentou desburocratizar tudo que a gente podia, então é só ter um comprovante de residência, morar no Pará e que a ação tenha acontecido ou esteja acontecendo no Pará, não é um edital de fomento, é um edital de premiação, para uma ação que já aconteceu ou que venha acontecendo, então grupos de carimbó, de rabeca, grafite, rap, qualquer cultura popular e comunitária pode participar da inscrição desse edital, e eu espero que possa atingir o Pará como um todo por que a intenção é justamente essa, democratizar e distribuir essa quantia em todo o estado do Pará nesse momento tão crítico para a cultura".

O processo de seleção será feito por um comitê técnico composto pela equipe do Instituto Cultural Vale e por consultores externos locais e nacionais. O resultado será divulgado até o dia 27 de outubro de 2021 nos websites www.casadaculturacanaa.com.br e www.institutoculturalvale.org.

Marcelle Pires, jornalismo Fundação Educadora de Comunicação com informações da assessoria