Diocese de Bragança lança moção em prol da BR-308

Paroquianos dos municípios de Bragança, Tracuateua, Augusto Corrêa e Viseu que integram a Região Nossa Senhora do Rosário, no nordeste paraense, mobilizados pela Diocese de Bragança-Pa, lançaram uma Moção Popular reforçada por um abaixo assinado, solicitando do Governo Federal a pavimentação asfáltica no perímetro que compreende 170 km entre os municípios de Capanema e Viseu, o que beneficiará 268.393 habitantes residentes nas 9 paróquias localizadas às margens da rodovia, além de comunidades religiosas de outras denominações.

O pedido feito diretamente ao Ministro da Infra-estrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, se faz necessário pela expectativa de muitos anos de promessa e projetos anteriormente divulgados e não executados.

O documento ressalta que a rodovia federal encontra-se em estado precário, sobretudo, pelos 80 km sem asfaltamento entre os municípios de Augusto Corrêa e Viseu, causando prejuízos à população no tocante aos serviços de saúde, educação, moradia, comunicação, comércio e consequente desenvolvimento.

As assinaturas estão sendo colhidas nas comunidades e após as celebrações nas igrejas dos municípios. Encabeça o abaixo assinado os bispos da Diocese de Bragança, Dom Jesus Maria e Dom Luis Ferrando, seguidos de vários sacerdotes e diáconos.

Após a meta alcançada, os padres Ari Silva (Bragança) e Aldo Fernandes (Viseu) representando a região episcopal que compreende as paróquias: São Sebastião (Tracuateua), São João Batista (Bragança), Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Bragança), Nossa Senhora do Rosário (Bragança), Sagrado Coração de Jesus (Bragança), São Miguel Arcanjo (Augusto Corrêa), Nossa Senhora do Rosário (Viseu), São Francisco de Assis (Viseu), Nossa Senhora de Nazaré (Viseu) e os quatro municípios irão até Brasília apresentar o pleito ao Ministro Tarcísio de Freitas.

Reportagem e Fotos - Jota Bahia e Maycon Ribeiro