Sexta, 17 Setembro 2021 12:44

Projeto Mangues da Amazônia realiza ação de limpeza em Ajuruteua neste sábado (18)

Foto / San Marcelo. Ação de limpeza realizada pelo projeto Mangues da Amazônia no dia 24.07.21

Acontecerá neste sábado (18) na praia de Ajuruteua em Bragança, nordeste do Pará, uma ação alusiva ao Dia Mundial de Limpeza 2021 (World Cleanup Day).

O evento mundial acontece desde 2018 e neste ano, é realizado simultaneamente em 180 países incluindo o Brasil. Em Bragança, a ação é promovida pelo Projeto Mangues da Amazônia.

A pesquisadora do projeto Dayene Mendes explica como ocorrerá a ação, "o world cleanup day [...] é um movimento mundial dedicado a conscientização e a limpeza de praias, rios, florestas e ruas, então esta ação ela está sendo proposta pelo projeto Mangues da Amazônia e tem o apoio de inúmeros parceiros [...] com o intuito de coletar os resíduos que foram jogados nessas áreas para destinação adequada, além de promover a conscientização sobre preservação para os moradores, turistas".

Durante o veraneio deste ano, os pesquisadores já haviam realizado uma limpeza às margens do mangue, ainda de acordo com a pesquisadora, "essas ações de limpeza simbolizam a necessidade de conscientização da sociedade para um problema bem maior que é o descarte irregular de resíduos sólidos urbanos, e a partir disso ela promove a necessidade de que todos façam a sua parte de forma que possamos obter um ambiente melhor, mais cuidado, com menos poluição", ressalta Dayene Mendes.

O Mangues da Amazônia tem como objetivo conservar os manguezais do nordeste paraense como ressalta Rayo Machado, gerente de comunicação do projeto, "é um projeto de cunho socioambiental que acontece nos municípios de Bragança, Tracuateua e Augusto Correa e tem como objetivo conservar os manguezais da Amazônia através de pesquisa, reflorestamento de áreas degradadas de manguezal e educação ambiental, nós atuamos nas reservas extrativistas marinhas de Caeté-taperaçu, Araí-peroba e Tracuateua".

O projeto é realizado pelo Instituto Peabiru e Associação Sarambuí com apoio do Laboratório de Ecologia de Manguezais LAMA vinculado a UFPA – Campus Bragança, com patrocínio da Petrobrás através do programa Petrobrás Socioambiental.

Serviço:

Dia Mundial de Limpeza 2021