Quarta, 29 Setembro 2021 10:43

PL propõe alterar denominação de rua para homenagear Celso Leite

Um Projeto de Lei (PL-36) de autoria da vereadora Irene Farias (PSDB) deverá ser colocado em votação nesta quinta-feira (30) em Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Bragança propondo alteração na nomenclatura da Rua 13 de Maio devendo se chamar Rua Radialista Celso Orlando da Silva Leite.

A proposta inicial partiu de amigos de Celso Leite que viram a oportunidade de prestar homenagem digna ao radialista e político de Bragança. Havendo necessidade de apreciação por parte da Câmara Municipal, o grupo procurou a vereadora Irene Farias para que elaborasse o PL a ser colocado em pauta possivelmente na próxima sessão. O documento será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça para posteriormente ser votado em plenário. Se aprovado, será encaminhado ao prefeito municipal que terá a missão de sancionar ou não a nova denominação.

Celso Orlando da Silva Leite nasceu em Bragança no dia 1º de novembro de 1958. Ingressou na Rádio Educadora de Bragança em 1º de março de 1980 na função de locutor esportivo. Foi vereador por dois mandatos, promulgou a Lei Orgânica do município em 3 de abril de 1990, foi Secretário Municipal de Cultura, Desportos e Turismo e eleito prefeito de Bragança nas eleições de 2004 (PSDB) e cassado em 2006. Celso Leite faleceu no dia 24 de agosto de 2019 e sepultado no Cemitério santa Rosa de Lima.

A Rua 13 de Maio é uma das vias mais tradicionais da cidade, inicia-se na confluência da Trav. Dom Pedro I (bairro Riozinho) e termina na Trav. Domingos Sousa (Centro). Nela estão instalados prédios importantes: Casa das 13 Janelas (SEMUSB), SESI, Residência da Família Medeiros, Casa da Cultura, Igreja Adventista do 7º Dia, Sociedade Beneficente Artística Bragantina, Rotary Club, Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Clínica Ultrapreven, Catedral do Rosário e Rádio Educadora.

Reportagem - Jota Bahia