Construção da nova Igreja Matriz em Tracuateua vira imbróglio

A construção da nova Igreja Matriz no município de Tracuateua passa por um imbróglio envolvendo o governo municipal e a paróquia São Sebastião. Com suas estruturas comprometidas, a igreja localizada no centro da cidade foi demolida após recomendação do Corpo de Bombeiros.

O novo projeto arquitetônico contempla maior espaço físico com o objetivo de receber mais fiéis durante as celebrações. O Pe. Carlos Afonso que está há 5 anos na Paróquia São Sebastião deu início a uma campanha para arrecadar 200 sacas de cimento recomendadas pelo engenheiro para dar início à obra.

Pe. Afonso disse que os órgãos competentes da Prefeitura de Tracuateua receberam a documentação pedindo permissão para iniciar a construção, porém, foi alegado que o projeto estava avançando além da área permitida, uma vez que, a nova igreja ficaria 6 metros mais larga e 3 metros mais comprida. O projeto foi reajustado e o Alvará de Construção não foi liberado porque carecia também da Licença Ambiental.

Paralelamente, disse o sacerdote, a paróquia deu entrada de outro documento solicitando permissão para a remoção de três árvores que estão localizadas na área da antiga igreja. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente respondeu que as árvores de Ipês não podem ser retiradas porque são amparadas por uma lei de proteção ambiental municipal e que a construção da igreja poderia ser feita sem a necessária remoção dos vegetais.

Por outro lado, o prefeito Zezinho Costa disse que não há impasse e que a paróquia não solicitou as licenças ambientais para que a igreja fosse construída.

Ígor Andrade, Secretário Municipal de Meio Ambiente, destacou que não havia sido protocolado até o dia 20 de outubro nenhum pedido de licenciamento ambiental e sim uma solicitação de supressão de duas árvores protegidas por lei ambiental municipal e que para as mesmas serem suprimidas seria necessário uma justificativa. Segundo o secretário, após avaliação feita por uma engenheira florestal e uma engenheira ambiental ficou constatado que as árvores estavam em boas condições e que não havia necessidade de serem suprimidas. Diante da situação, a Secretaria de Meio Ambiente indeferiu a derrubada das árvores e notificou a paróquia sobre o impedimento, no entanto, o secretário afirmou que não houve por parte da Igreja uma solicitação de licenciamento ambiental e muito menos um diálogo.

Joaquim Neto, arquiteto da prefeitura e coordenador de planejamento disse que a paróquia deu entrada no pedido do Alvará de Construção. No dia 30 de agosto de 2021, a paróquia encaminhou um projeto arquitetônico e que após análise constatou-se que estava incompatível com os parâmetros urbanísticos ferindo os códigos de obras e postura relativos a afastamentos e recuos. Foi elaborado um parecer técnico pela secretaria e encaminhado a paróquia sugerindo a apresentação da Licença Ambiental que serve de respaldo para a liberação do Alvará de Construção.

Dia 30 de setembro de 2021 a Igreja respondeu a solicitação sem constar a liberação da Licença Ambiental, único documento que falta para que seja permitido o início da obra.

Enquanto se resolve a questão burocrática, o Pe. Carlos Afonso destacou que parte das 180 sacas de cimento doadas durante a campanha para construção do templo foi perdida em decorrência do vencimento do prazo de validade. As celebrações estão ocorrendo de maneira improvisada no salão de eventos da paróquia.

Procurando amenizar o desgaste entre o governo e os paroquianos, o prefeito Zezinho Costa disse que é católico e que não está em conflito com a Igreja Católica de Tracuateua. A antiga igreja de São Sebastião foi construída através do empenho do saudoso Pe. Angelo Maria Abeni.

Reportagem - Jota Bahia