Círio 2021 | Cavaleiros homenageiam Nossa Senhora de Nazaré

Aconteceu na manhã deste domingo (07), a Romaria dos Cavaleiros que abriu oficialmente o Círio de Nossa Senhora de Nazaré 2021 em Bragança do Pará. A programação teve início na Fazenda da Esperança onde foi servido um café da manhã para os presentes e, em seguida, celebrada Santa Missa presidida pelo Padre Carlos Afonso (Pároco da Paróquia São Sebastião em Tracuateua) e que coordena a romaria desde a sua primeira edição em 2013. A homenagem dos cavaleiros a Nossa Senhora foi idealizada pelo então Pároco da Catedral, Padre Gerenaldo Messias que hoje é vigário da Diocese de Bragança e Pároco da Paróquia São João Batista no bairro Vila Sinhá.

Em 2021, a Romaria dos Cavaleiros está em sua 8ª edição, e já teve como destino: Rancho Bem-te-vi, Sítio do Padre Afonso, Jardim Ville, Catedral do Rosário e Paróquia Sagrado Coração de Jesus no bairro do Morro. Em 2021, os cavaleiros seguiram para o Parque e Rancho SD na Rod. BR 308, bairro Jiquiri, local pertencente a Família Freitas que tem como patriarca o Sr. Cleiton Freitas, veterinário.

"Para a família Freitas foi uma honra receber a Romaria dos Cavaleiros, pois a nossa família recebeu uma benção recentemente e esse era o mínimo que poderíamos fazer como forma de agradecimento a Nossa Senhora de Nazaré pelo que conseguimos por intermédio dela", disse Cleiton Freitas em entrevista.

A romaria foi acompanhada pelos padres Elias e Afonso que foram de cavalo até o rancho. Padre Elias destacou que, “a Romaria dos Cavaleiros desse ano superou todas as expectativas, mesmo em tempo de pandemia os cavaleiros e amazonas vieram participar e prestar a sua homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, no ano passado não tivemos essa como outras programações, mas esse ano estamos conseguindo ter um Círio mais aberto, pois vamos ter 3 romarias oficiais do nosso calendário Nazareno”.

A Romaria dos Cavaleiros saiu às 9:15h da Fazenda da Esperança, seguiu pela estrada do Ferreira, Av. Santos Dumont, Avenida Nazeazeno Ferreira, Trav. João XXIII e Rua 13 de maio parando em frente a Catedral Nossa Senhora do Rosário onde houve uma homenagem feita pela equipe da Missa das Crianças. Logo em seguida, passou pela Trav. Ver. Marcelino Castanho, Av. Nazeazeno Ferreira, Trevo de Bragança, seguiu pela BR 308 passando pela ponte do Sapucaia até o Parque e Rancho SD, onde aconteceu a benção final e almoço.

Equipes do Departamento Municipal de Trânsito de Bragança (DEMUTRAN), Guarda Civil Municipal, Secretaria de Saúde, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Bombeiros Civis e Guardas de Nazaré deram apoio na segurança da Romaria dos Cavaleiros 2021.

Reportagem e fotos - Fabrício Bragança