Terça, 09 Novembro 2021 11:58

Morre Padre Carlos Afonso, pároco de Tracuateua

Faleceu aos 51 anos de idade o Padre Carlos Afonso da Silva Lima. Padre Afonso tinha 16 anos de vida sacerdotal.

A Diocese de Bragança do Pará foi surpreendida hoje pela manhã com a notícia do falecimento de Padre Carlos Afonso da Silva Lima, de 51 anos de idade, pároco de Tracuateua.

Padre Afonso deu entrada ontem (08) à noite no Hospital Santo Antonio Maria Zaccaria em Bragança com sintomas de problemas renais, visto que o padre se queixava de dores na região dos rins já havia um tempo. E hoje pela manhã veio a óbito após não resistir a um infarto. O óbito ocorreu por volta de 09h deste dia 09 de novembro de 2021.

Logo que soube da notícia, visivelmente abatido, Dom Jesus Maria concedeu uma entrevista a Fundação Educadora de Comunicação comunicando a morte do reverendo padre.

BREVE HISTÓRICO DE PADRE CARLOS AFONSO DA SILVA LIMA

Carlos Afonso da Silva Lima nasceu no dia 06 de outubro de 1970, em Bragança. Filho de Francisco Paulo de Lima e de Olgarina da Silva Lima. Foi batizado na Capela de Jejuí no dia 27 de dezembro de 1970. Foi crismado na Igreja do Sagrado Coração de Jesus no dia 24 de janeiro de 1988, por Dom Miguel Maria Giambeli.

Padre Afonso ingressou no seminário da Diocese de Bragança e depois se transferiu para uma congregação religiosa. Mais tarde retornou à diocese, entrando no seminário maior Paulo VI, onde concluiu os estudos e foi ordenado diácono no dia 19 de outubro de 2003, na Matriz de Nossa Senhora de Nazaré em Viseu, PA. No ano seguinte, em 2004, no dia 21 de novembro, foi ordenado sacerdote pela imposição das mãos de Dom Luís Ferrando, na cidade de Bragança.

Sua primeira missão como sacerdote foi assumir a reitoria do Seminário Santo Alexandre Sauli, em Bragança. Missão que assumiu no dia 05 de janeiro de 2005. Padre Afonso também foi responsável pela Fazenda da Esperança por um tempo. Depois Padre Afonso foi transferido para assumir a Paróquia de Irituia, tomando posse no dia 01 de janeiro de 2008. Mais tarde, já em 2011, Padre Afonso retornou a Bragança para assumir sua paróquia natal, a Paróquia Sagrado Coração de Jesus; essa missão ele assumiu no dia 01 de maio daquele ano. E em sua última missão Padre Afonso assumiu a Paróquia São Sebastião, em Tracuateua, no dia 31 de janeiro de 2016.

Além das paróquias que governou na condição de pároco, Padre Afonso tinha outras funções na Diocese de Bragança. Atualmente ele acumulava também as funções de Assessor Diocesano da Pastoral do Dízimo, Vigário Episcopal da Região Nossa Senhora do Rosário, membro do Colégio de Consultores e Conselho Presbiteral e membro do Conselho Econômico da Diocese.

PROGRAMAÇÃO DO VELÓRIO

09 de novembro de 2021

- Após liberação, o corpo seguiu para o Sítio da família onde ficará até as 13h30.

- Às 13h30 sai para a Paróquia de São Sebastião em Tracuateua-PA e fica até as 18h no Salão Paroquial.

- Às 18h vem para a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus em Bragança-PA e fica até as 15h30 de quarta-feira, dia 10.

10 de novembro de 2021

- Às 15h30 de quarta-feira, irá para o Ginásio Dom Eliseu Coroli, onde acontecerá a Missa de Exéquias.

- Às 17h Sepultamento no Cemitério Campo da Saudade, em Bragança-PA.

Por Diocese de Bragança do Pará