Quinta, 11 Novembro 2021 12:42

Bragança celebrará mais um Círio de Nazaré

O município de Bragança um dos mais católicos do estado do Pará celebra neste domingo (dia 14) o seu 118º Círio em louvor a Nossa Senhora de Nazaré. O primeiro círio que se tem registro (Jornal do Caeté) ocorreu no dia 29 de novembro de 1903 tendo como vigário o bragantino Cônego Miguel Joaquim Fernandes.

Este ano de 2021 em decorrência do cumprimento do protocolo contra a Covid-19, a diretoria da festa elaborou uma programação com restrições. Não haverá a Trasladação e o Círio Fluvial.

A procissão do círio foi substituída por uma carreata e será realizada pela parte da tarde com saída às 17:00h da frente da Catedral Nossa Senhora do Rosário passando pelas outras três paróquias do município: Perpétuo Socorro, São João Batista e Sagrado Coração de Jesus. A imagem da Santa será colocada em carro aberto e não haverá a utilização da tradicional berlinda. Após a chegada na Praça Armando Bordallo haverá a Santa Missa com a participação dos padres das paróquias de Bragança.

A festividade deste ano está composta de 05 romarias: Moto-Romaria, Ciclo-Romaria, Caminhada da Juventude, Círio e Recírio que fechará a programação no dia 21 de novembro com a Coroação de Nossa Senhora na Catedral e a procissão que reconduzirá a imagem até a capela do Instituto Santa Teresinha.

Reportagem e foto - Jota Bahia