SESPA promove ação no quilombo de Bragança

A comunidade Quilombo do América localizada no município de Bragança-Pa está vivenciando a 3ª edição do Evento Cultural Quilombola denominado “Negritando juntos para combater a invisibilidade”.

Uma vasta programação vem sendo desenvolvida pela ARQUIA (Associação Remanescente Quilombo do América) com exibição de filmes, estética preta e roda de conversa, oficina de pintura que contou com a participação de alunos da Escola Américo Pinheiro que trabalharam o tema: “Quilombo meu lugar, minha casa”.

O Governo do Pará através da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (SESPA) promoveu uma ação de saúde destinada a toda a população quilombola com consultas em ginecologia, pediatria e clínica geral e ainda ações voltadas para a saúde do homem, testes rápidos de Covid-19, HIV, Hepatites B e C, Sífilis, distribuição de kits de saúde bucal e assistência farmacêutica. Palestras sobre combate ao racismo e saúde do idoso. A Polícia Civil foi parceira na expedição de carteiras de identidade.

O enfermeiro Edgar Junior ministrou palestras sobre os cuidados com a saúde do homem como parte da intensificação da campanha Novembro Azul.

Lorena Alves, antropóloga e coordenadora estadual de saúde indígena e populações tradicionais, destacou que em decorrência das dificuldades de acesso a saúde pública pela população, a SESPA disponibilizou atendimento a saúde básica da população quilombola que muitas vezes é discriminada por ser negra.

O encerramento das atividades ocorrerá no dia 20 de novembro na sede da ARQUIA.

Reportagem - Jota Bahia