Bragança terá programação voltada para gastronomia e inclusão

Foto / Divulgação

Bragança terá nos próximos dias uma programação especial voltada para Gastronomia e Inclusão, o Festival Sabor Selvagem realizado pelo chef de cozinha e empresário Paulo Osterne acontecerá nos dias 17 e 18 de novembro na Churrascaria Mazurca e no Largo de São Benedito e promoverá um intercâmbio cultural gastronômico, além da inclusão social de alunos da rede estadual de ensino e da APAE que participarão de oficinas e palestras.

O convidado que ministrará o momento de aprendizagem é simplesmente o chef de cozinha bragantino Ofir Oliveira, pioneiro em levar os sabores da Amazônia para Paris. Ele explica que o objetivo é mostrar a importância que Bragança tem dentro do cenário gastronômico mundial, “é um processo de educação, a palestra vai estar voltada a essa condição de mostrar a importância que Bragança tem nesse cenário mundial que hoje ela está mas que começa comigo em Paris, isso 30 anos atrás”.

O chef Ofir Oliveira ainda ressaltou que são 40 anos de mídia em função da cultura bragantina que é a principal inspiração de seu trabalho, “eu falo da cultura de uma cidade através da culinária, esse é o meu mérito e saber fazer e acontecer uma cidade a partir da sua gastronomia”.

A coordenadora escolar e proprietária do restaurante Mazurka, Rosi Massias explica como acontecerá o evento, “estarão participando das oficinas de pizza, a APAE e a escola do Acarajózinho, a escola pública Domingas da Costa Sousa, onde os alunos foram selecionados para que pudessem estar vindo, participando. E essa oficina ela vai contar desde a preparação da massa, a elaboração de uma pizza, onde eles também vão ter contato como um restaurante funciona na produção, terão acesso a cozinha, claro, tudo cercado de muito cuidado [...] depois que fizer toda a parte de fazer mesmo a pizza, eles vão ter também o momento de degustar o que foi preparado, e eu creio que eles vão gostar muito”.

A programação encerra com uma exposição gastronômica e um show que acontecerá no Largo de São Benedito com apresentação de Mestre Lázaro e o grupo Mani de Urutá.

Reportagem Marcelle Pires, jornalismo Fundação Educadora de Comunicação