Encerram neste sábado (20) as inscrições de poemas no Concurso Literário Mandicuera da ALB - Bragança

A Academia de Letras do Brasil – ALB seccional Bragança lançou neste ano de 2021 a primeira edição do Concurso Literário Mandicuera. As inscrições são gratuitas, abertas ao público em geral e podem ser realizadas até o dia 20 de novembro (sábado).

O concurso tem por objetivo fomentar a produção literária e cultural no município de Bragança. O tema das poesias a serem submetidas é Bragantinidade. São duas categorias: 1 - Alunos do Ensino Fundamental e Médio; 2 - Sociedade Geral.

O presidente da ALB seccional Bragança, Henrique Brito fala sobre os objetivos do concurso, “na categoria da Sociedade Geral nosso objetivo é premiar, reconhecer essas pessoas que já escrevem e também fomentar o surgimento de novos escritores. E, sobretudo na categoria de alunos do ensino fundamental e médio, incentivar para que esses jovens, adolescentes comecem a escrever sobre a nossa Bragantinidade”.

A inscrição pode ser feita através do formulário disponível no site www.albbraganca.art.br. Além disso, o interessado deve enviar o poema já revisado para o e-mail, whatsapp ou entregar no endereço disponível no edital do concurso. O texto não deve exceder o limite de 60 linhas.

“Cada pessoa pode mandar um poema para cada categoria desde que se inclua nela, então nós iremos premiar os 15 primeiros poemas, tem a premiação no regulamento, para o 1º lugar R$300, para o 2º R$200, 3º R$100; e além disso, os outros colocados terão o poema publicado no livro e além de outros prêmios que poderemos ter no ato de entrega da premiação que será provavelmente no dia 18 de dezembro onde nós organizamos sempre o Sarau Literário da Academia de Letras que a gente faz ali na Praça do Coreto todos os anos como forma de confraternização”, explicou Henrique.

As 15 melhores poesias de cada categoria serão publicadas em livro cuja edição será de responsabilidade da Pará.grafo Editora em parceria com a ALB – Bragança. Na edição também haverá poemas dos acadêmicos da instituição. A inscrição no concurso implica automaticamente na cessão dos direitos do texto.

Reportagem Marcelle Pires, jornalismo Fundação Educadora de Comunicação