Recírio encerra Festividade Nazarena em Bragança

A festividade de Nossa Senhora de Nazaré foi encerrada na noite deste domingo (21) na Paróquia do Rosário. A missa campal reuniu dezenas de devotos em frente a Catedral, que viram também o cartaz da festividade de São Benedito.

O presidente da celebração foi o Pe. Raimundo Elias que destacou o início do ano litúrgico que se inicia no advento e termina com a Solenidade de Jesus Cristo, Rei do Universo.
Ainda como parte da celebração aconteceu a troca de juízes da festividade de Nossa Senhora de Nazaré.

Os juízes da festa de 2021, João Rui Teixeira da Silva e Maria Lucirene Braun da Silva passaram os bastões para Moisés Cândido Abade Ferreira e Fátima Glafira Ferreira Braun, juízes de 2022.

Os juízes de honra de 2021, Samuel Moreira dos Santos e sua filha Terezinha de Fátima Assunção dos Santos passaram os bastões para os novos juízes de honra de 2022, Acênio Pereira Sales Neto e Maria Lucivane da Silva Sales.

Logo depois foi apresentado o cartaz da festividade do Glorioso São Benedito 2021 que traz o tema: “Oh! Glorioso São Benedito, que, a teu exemplo, saibamos amar Jesus na Santíssima Eucaristia”.

A cerimônia de coroação da Rainha da Amazônia, foi aberta com a imagem sendo conduzida em procissão até o palco pela missionária de Santa Teresinha, Irmã Oneide Freitas Rotterdam que por muitos anos organizou belíssimas coroações em homenagem a Virgem de Nazaré.

A corda do Círio que representa a fé do povo, foi apresentada pelos Guardas de Nazaré. Membros da diretoria entraram com flores que ornamentam a berlinda. A coroa foi conduzida pelos juízes de honra: Samuel Moreira e Terezinha de Fátima, acompanhados pelos Anjos da Guarda.

Os mantos que vestiram a imagem durante a festividade foram apresentados por integrantes do grupo de balé do Centro Educacional São João Paulo II. Os mantos foram doados pelos devotos: Sinaldo e Glaucia (Fila.com), Família Cavalero de Macêdo e Dr. Edivaldo e Alcinea.

Um show com fogos de artifício marcou a coroação da imagem que foi realizada pelos juízes da festividade 2021, Rui Teixeira e Maria Lucirene.

A procissão do Recírio seguiu até as escadarias do Instituto Santa Teresinha onde Pe. Elias deu a bênção ao público e entrou com a imagem até a capela do educandário encerrando a edição 118 do Círio de Nazaré em Bragança.

Reportagem - Jota Bahia
Fotos - Maycon Ribeiro