Enem em Bragança começa sem imprevistos

O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) transcorreu sem imprevistos neste domingo (21) no município de Bragança-Pa.

Uso de máscaras e álcool 70 foi obrigatório no acesso aos locais de provas: Instituto Federal do Pará (IFPA), Escola Estadual Luiz Paulino (Taíra), Escola Estadual Rio Caeté (Vila Nova) e Escola Estadual Bolívar Bordallo da Silva (Pe. Luiz).

Os portões foram abertos às 12 horas e fechados às 13 horas. Após os procedimentos de segurança, os candidatos foram autorizados a iniciar o teste e a grande maioria não precisou utilizar o tempo total 05:30h para finalizar as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Foi percebida uma queda no número de candidatos inscritos no ENEM deste ano, o reflexo foi visto na chegada dos candidatos aos locais de provas.

A parte sempre temida por muitos candidatos é a redação que este ano apresentou o tema: “invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”. Os alunos desenvolveram o tema que trata da situação de muitas pessoas que não possuem registro civil e consequentemente ficam sem seus direitos básicos como cidadãos. O gabarito oficial só será divulgado na semana que vem.

O segundo dia do Exame, será domingo próximo (28 de novembro), quando serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, e Matemática e suas Tecnologias. O tempo para solucionar as questões será menor, 5 horas de duração.

Reportagem e fotos - Jota Bahia