Lançado cartaz e tema da Festividade de São Benedito 2021

Um dos eventos mais aguardados pela população bragantina é a festividade de São Benedito. Foi lançado neste domingo (21), durante a Missa do Recírio em frente a Catedral, o cartaz e o tema da edição de 2021: “Oh! Glorioso São Benedito, que, a teu exemplo, saibamos amar a Jesus na Santíssima Eucaristia”.

O cartaz foi construído de forma coletiva sem montagem gráfica pelo fotógrafo e jornalista bragantino Marcio Borges que apresentou os detalhes da arte.

Ao Centro e a frente de tudo está Jesus Cristo na Sagrada Eucaristia dentro do ostensório. Os chapéus de marujas e marujos ornamentam o andor, além de simbolizar a irmandade, representam cada um de nós. Os chapéus das marujas são destaques, assim como é o papel da mulher na festividade. Suas fitas e plumagens enaltecem o brilho da composição.

Os chapéus dos marujos foram posicionados estrategicamente nos braços do andor porque são os marujos que conduzem a imagem peregrina durante a procissão. A musicalidade da festa também está representada na arte por meio da rabeca e do tambor.

A imagem tradicional do Santo Preto segue em destaque na arte. Do lado direito, ele segura o pão que alimentava os pobres e famintos, mas é do lado esquerdo que ele apresenta o verdadeiro alimento, Jesus Cristo na forma de menino, o Rei do Universo, que se faz pão todos os dias através da Santíssima Eucaristia.

A festividade de São Benedito que completa 223 anos, é realizada no período de 18 a 26 de dezembro. Desde 2009, a marujada de Bragança foi declarada patrimônio cultural e artístico do Pará.

Reportagem - Jota Bahia
Foto - Maycon Ribeiro