Paróquias iniciam período do advento em Bragança

As paróquias de Bragança iniciaram neste domingo (28), o Período do Advento que compreende as quatro semanas que antecedem o Natal, ou seja, tempo de preparação para o nascimento de Jesus.

A Santa Missa das 08:30h na Catedral Nossa Senhora do Rosário foi presidida pelo Pe. Nelsinho Maia que chegou recentemente de Fortaleza. O sacerdote que nasceu em Bragança, acendeu a vela verde e falou do simbolismo das quatro velas do Advento: a verde representa a esperança, a vermelha o amor, a branca simboliza a paz e a rosa significa alegria.

A cada domingo uma vela será acesa até que todas iluminem o nascimento de Cristo. Em sua homilia, Pe. Nelsinho advertiu para três condições que o cristão deve cuidar: a gula, a embriaguez e as preocupações da vida. O alimento é necessário, mas a gula é o excesso desmedido.

A bebida é sinal de alegria e festa, mas quando extrapolada produz a falta de sentido. Quando as preocupações se tornam um fardo, o cristão corre o risco de ignorar a dor do outro e se tornar insensível.

As paróquias São João Batista, Perpétuo Socorro e Sagrado Coração de Jesus também iniciaram o Período do Advento.

Reportagem e fotos: J. Bahia