Bragança: A Cidade e o Trem | Produção bragantina recebe Prêmio Protagonismo Amazônico no Cinema

A Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA através do edital FiAM 001/2021 selecionou e premiou 5 curtas documentais que trazem como conceito o Olhar Amazônico. Entre as ganhadoras do Prêmio Protagonismo Amazônico do Festival de Cinema Tarrafa está uma produção do cineasta bragantino San Marcelo.

Bragança: A Cidade e o Trem tem 17 minutos de duração, de acordo com a sinopse o curta “não tem a pretensão de uma abordagem historiográfica da Estrada de Ferro de Bragança-EFB (1883-1965), mas partilhar memórias e provocar conexões em uma cidade através de um período experimentado por três personagens: João Santana, 79 anos; Maria Alves, 76 anos e Raimundo Rocha, 82 anos. O recorte revela como plano de fundo o espaço e o contexto que esses personagens viveram e a relação com a EFB, além de deixar exposto que nossas memórias estão se perdendo no tempo”.

Inéditas, as produções discutem a diversidade das expressões artísticas, étnicas, sociais e culturais e foram realizadas em território paraense nas cidades de Santarém, Bragança e Juruti. Os outros documentários são:

- Ouço você falando essas mesmas palavras, direção de Amanda Poça;
- Nossos passos vêm de longe, direção de Priscila Tapajoara;
- Mangarataia, direção de Liendra Malcher
- Juruti Velho: Rastros da Mineração, direção de Udirlei Andrade

Os filmes estão disponíveis no site festivaldecinematarrafa.wordpress.com/selecionados.

Reportagem Marcelle Pires, jornalismo Fundação Educadora de Comunicação