Quinta, 16 Dezembro 2021 10:38

San Marcelo realiza première do filme Madá nesta quinta-feira (16)

Nesta quinta-feira, 16 de dezembro, a partir das 20 horas acontecerá na Casa da Cultura em Bragança-Pa, a estreia do filme Madá do cineasta bragantino San Marcelo. Na oportunidade também será exibido o curta documental Bragança: a cidade e o trem que recebeu o Prêmio Protagonismo Amazônico no cinema através do edital FiAM da Universidade Federal do Oeste Paraense, além de bate papo com a equipe.

Tendo como protagonistas Madá (Luana Oliveira), Rosa do Rosário (Astrea Lucena) e Celina do Rosário (Alana Ribeiro), a produção destinada ao público adulto se debruça na história de uma dançarina de brega que precisa realizar a difícil escolha entre cuidar da sua família e ir em busca de seu sonho profissional.

De acordo com San Marcelo o objetivo era trazer para o público um filme leve, que de certa forma emocionasse e que tratasse temas complexos de maneira sutil, “a gente trata no filme de algumas questões relevantes [...] que é a questão do assédio dentro do ambiente de trabalho [...] tem questões relacionadas a saúde, a mãe da personagem principal é diabética, perde uma perna, tem também a questão das escolhas, a vida te dá essas escolhas dramáticas, de você ter que escolher uma coisa ou outra, a gente não pode ter tudo. Mas no geral eu queria ter um final pra cima, não necessariamente feliz mas satisfatório para o personagem principal”, disse.

Na produção San tentou dar um olhar diferenciado ao cenário bragantino, “eu quis mostrar outros lugares que não aqueles comuns que às vezes aparecem em documentários ou em filmes quando se vê Bragança [...] mostrar que Bragança tem outros sets, outros ares que também podem ser cenários de cinema”, explica.

O filme foi realizado com prêmio do edital de audiovisual da Lei Aldir Blanc, Secult-Pa. Obedecendo ao decreto estadual, para assistir a sessão deve-se estar fazendo o uso de máscara e apresentar a carteira de vacinação atestando a imunização completa contra a Covid-19. A Casa da Cultura fica localizada na Rua Treze de Maio, 518 - Centro, Bragança – PA.

SOBRE

O bragantino San Marcelo é fotógrafo e roteirista, é graduado em Letras e Mestre em Linguagens e Saberes da Amazônia pela Universidade Federal do Pará; tem também formação em cinema pela Bucareste Ateliê de Cinema, Academia Internacional de Cinema e Estácio. Atualmente os trabalhos do cineasta tem ganhado repercussão dentro de festivais em âmbito estadual e nacional.

Reportagem Marcelle Pires, jornalismo Fundação Educadora de Comunicação