Terça, 21 Dezembro 2021 13:37

LABPEXCA promove live de pré-lançamento de livro que homenageia mestres da carpintaria naval paraense

Nesta terça-feira (21), acadêmicos do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão Pesqueira em Comunidades Amazônicas (LABPEXCA / UFPA - Bragança) promoverão a terceira live de pré-lançamento do livro dossiê intitulado Mestres das Águas - História de vida dos mestres na arte de confecção das embarcações paraenses.

O livro reúne as trajetórias de vida de alguns mestres da carpintaria naval paraense e faz parte de um conjunto de atividades do Projeto Navegar é Preciso que visam o reconhecimento, valorização, difusão e divulgação dos saberes e “saber fazer” entrelaçados no processo de construção das embarcações.

A professora Roberta Sá Leitão, coordenadora do Labpexca fala do conteúdo do livro Mestres das Águas, “nós trazemos a trajetória, um pouco da história de vida de alguns dos mestres e seus saberes, trazemos também informações sobre algumas embarcações da região [...] tem como objetivo fazer uma homenagem, também trazer para a sala de aula essa temática tão importante e valorizar a nossa cultura”.

O projeto foi selecionado pelo Edital de Multilinguagens da Lei Aldir Blanc com apoio da Secult - PA. Após o lançamento, os livros serão doados a escolas e bibliotecas públicas dos municípios onde foram realizadas as pesquisas: Augusto Correa, Bragança, São João de Pirabas e Santarém.

A live inicia às 19 horas e acontecerá através da página no Facebook e canal no Youtube do LABPEXCA: https://www.youtube.com/channel/UCLbhV4TXBbf7cUk_T8s-H8A

Marcelle Pires, jornalismo Fundação Educadora de Comunicação